A Rua Aboim Ascensão, benemérito da 1ª creche e 1º lactário lisboetas

Rua Aboim Ascensão - Freguesia de Alvalade (Foto: Sérgio Dias)

Rua Aboim Ascensão – Freguesia de Alvalade
(Foto: Sérgio Dias)

O Arqº Miguel Ventura Terra projetou o primeiro lactário e a primeira creche lisboeta, no Largo do Museu de Artilharia, nº 2, uma iniciativa do Coronel Rodrigo António Aboim Ascensão que para o efeito fundara a Associação Protetora da Primeira Infância e em Lisboa dá nome a uma Rua (que antes foi Azinhaga) e a uma Travessa.

Aboim Ascensão fundou em 1901 a Associação Protetora da Primeira Infância (APPI) e no ano seguinte o Ministério das Obras Públicas doou-lhe uma sede e terreno, tendo sido traçado por  Ventura Terra o plano de requalificação do edifício Sede e a construção da Vacaria que permitira leite sempre fresco para a criação do 1º lactário e 1ª creche alfacinhas.

Contudo, Aboim Ascensão só 30 anos após esta fundação e um ano após o seu falecimento passou a integrar a toponímia de Lisboa. Em Alvalade, existia uma Azinhaga dos Coruchéus que por Edital municipal de 30/12/1931 passou a ser designada como  Azinhaga Aboim Ascensão e no ano seguinte, o Edital de 03/11/1932 mudou-lhe a categoria para Rua. Dezoito anos depois a Rua Aboim Ascensão foi aumentada já que o Edital de 14/06/1950 incluiu a Rua Luís Augusto Palmeirim neste arruamento. E vinte anos mais tarde, a artéria ganhou a legenda « Benemérito/1859 – 1930», de acordo com um parecer da Comissão Municipal de Toponímia na sua reunião de 15/05/1970, que foi homologado pelo Presidente da CML, à época o General França Borges.

Muito próximo, no arruamento paralelo ao Campo Grande entre a Rua Aboim Ascensão e a Rua Afonso Lopes Vieira,  e com a mesma legenda, existe também a Travessa Aboim Ascensão que era antes a Rua Ferreira de Castro, atribuída pelo Edital municipal de 04/12/1981. No entanto, a Associação dos Amigos de Ferreira de Castro, solicitou à CML que a homenagem se concretizasse em arruamento de maior dignidade, tendo a Comissão Municipal de Toponímia dado parecer favorável pelo que Ferreira de Castro seguiu para a Rua “E” da Malha N1 de Chelas  e ali ficou a Travessa Aboim Ascensão, desde o Edital de 28/02/1984.

A APPI no Largo do Museu de Artilharia, em 1902/03 (Foto: Paulo Guedes, Arquivo Municipal de Lisboa)

A APPI no Largo do Museu de Artilharia, em 1902/03
(Foto: Paulo Guedes, Arquivo Municipal de Lisboa)

Rodrigo António Aboim de Ascensão (Faro/23.08.1859 – 22.01.1930/?) foi um oficial do exército que desenvolveu a sua carreira sobretudo na Guarda Fiscal onde ingressou em 1877 mas também se dedicou à filantropia. Foi coronel da Guarda Fiscal e fundador em Lisboa do Cofre da Previdência da Guarda Fiscal e do Museu das Apreensões (depois, Museu Aduaneiro), bem como fundador da Associação Protetora da Primeira Infância (1901) que instituiu vários lactários na capital e da Associação de Beneficência e Instrução do Campo Grande (1907), para as crianças em idade escolar. Em 1931, por iniciativa de um grupo de amigos foi erigido um busto seu  em bronze, da autoria de Raul Xavier, no jardim da APPI.

Após a sua morte, deixou em testamento um legado para fundar em Faro, sua terra natal, a instituição que foi designada como Refúgio Aboim Ascensão, de apoio social para crianças e idosos, o que se concretizou em 1932. Rodrigo Aboim de Ascensão foi distinguido com as comendas da Ordem de Benemerência e de Isabel, a Católica, e com as ordens de Santiago de Espada e de São Bento de Avis.

Freguesia de Alvalade (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Alvalade
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s