A Rua Viriato da Maternidade de Ventura Terra

Duas obras de Ventura Terra: a Maternidade Alfredo da Costa (à esquerda) e o Hotel Aviz (à direita) em 1959 (Foto: Fernando Manuel de Jesus Matias, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Maternidade Alfredo da Costa (à esquerda) , uma obra de Ventura Terra
(Foto: Fernando Manuel de Jesus Matias, 1959, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Rua Viriato é a morada da Maternidade Alfredo da Costa, traçada por Ventura Terra em 1908, e o topónimo uma homenagem a um «Herói Lusitano/Faleceu no ano 140, antes da nossa era», em resultado do Edital municipal de 7 de agosto de 1911 da vereação republicana.

A Rua do Viriato foi atribuída à antiga Rua Barros Gomes – um ministro da monarquia constitucional e diretor do Banco de Portugal que introduziu o imposto de selo -, seguindo a norma da toponímia da I República de substituir os nomes de figuras ligadas à monarquia por outras personalidades republicanas ou figuras heróicas e históricas. E assim a toponímia da capital passou a guardar memória do Chefe militar lusitano do século II a. C. que sucessivas vezes derrotou o exército romano invasor, até morrer assassinado por traidores, que se venderam a troco de uma recompensa.

Freguesia das Avenidas Novas (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas
(Foto: Sérgio Dias)

A iniciativa da construção da maternidade vem de 1908, ano em que Miguel Ventura Terra pensou para Lisboa a primeira maternidade concebida e construída de raiz. Mas só em 1914 começou a ser construída e apenas em 31 de maio de 1932 foi inaugurada com o nome do médico obstetra Alfredo da Costa que tinha esta obra como sonho de vida e pela qual lutara, para em 5 de dezembro finalmente abrir ao público. Foi seu fundador e primeiro diretor o Professor Augusto Monjardino que desde 2011 dá nome ao jardim fronteiro a esta maternidade.

Freguesia das Avenidas Novas (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia das Avenidas Novas
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

3 thoughts on “A Rua Viriato da Maternidade de Ventura Terra

  1. A Rua do Viriato foi atribuída…

    à antiga Rua Barros Gomes – um ministro da monarquia constitucional (ministro da fazenda entre 1879 e 1886, governo que deu continuidade á construção das maiores infra-estruturas de século19, como a conclusão da ponte Luis I, no Porto, e muitíssimas outras pelo país, incluindo a construção da Avenida da Liberdade e das Avenidas Novas de Lisboa, ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1886 e 1890, ministro da Marinha entre 1896 a 1898), director e vice-presidente do Banco de Portugal, sócio fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa, o ministro da fazenda que solucionou em 1879 o problema da divida da Madeira, benemérito dos Asilos D. Pedro V, de apoio à infância desvalida, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, escritor, jornalista – seguindo a norma da toponímia da I República de substituir os nomes de figuras ligadas à monarquia (COM EXCEPÇÃO DE TODOS OS OUTRAS PERSONALIDADES DA MONARQUIA CONSTITUCIONAL, talvez – Fontes Pereira de Melo, António Augusto Aguiar, Duque de Loulé, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Tomás Ribeiro, Duque de Palmela, Rodrigues Sampaio, Rosa Araújo, Rodrigo da Fonseca, João Crisóstomo, António Enes, Elias Garcia, Ressano Garcia, etc….etc…etc…) por outras personalidades republicanas ou figuras heróicas e históricas…

    E assim a toponímia da capital passou a guardar memória do “Chefe militar lusitano” do século II a. C. que sucessivas vezes derrotou o exército romano invasor, até morrer assassinado por traidores lusitanos, que se venderam a troco de uma recompensa – fado que marca os portugueses até aos dias de hoje; fazer algo em prejuízo do país, em troca de uma “recompensazinha”…

    Gostar

  2. Pingback: O regenerador Martens Ferrão na rua onde se ergueu o Cinema Mundial | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Avenida do Duque d’Ávila e o cinema dos três nomes | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s