De Ventura Terra a casa de Alfredo Bensaúde na Rua de São Caetano

A casa de Alfredo Bensaúde traçada por Ventura Terra na Rua de São Caetano (Foto: blogue Ventura Terra coiso e tal)

A casa de Alfredo Bensaúde traçada por Ventura Terra na Rua de São Caetano
(Foto: blogue Ventura Terra)

Em 1907 Ventura Terra traçou a casa do Dr. Alfredo Bensaúde, o primeiro director do Instituto Superior Técnico a convite do Ministro do Fomento, Brito Camacho, construída no  nº 4 da Rua de São Caetano, no gaveto com a Rua do Arco do Chafariz das Terras nº 1, na Lapa, também conhecido como Edifício Sandoz.

No princípio do século XVIII, a Lapa ainda não fazia parte dos limites administrativos de Lisboa, mas em 1857 já aparecia na planta nº 40 do Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, a Rua Nova de São Caetano que o Edital municipal de 08/06/1889 tornou simplesmente Rua de São Caetano, a ligar a Rua de Buenos Aires à Rua Ribeiro Sanches.

Já a Rua do Arco do Chafariz das Terras deriva do Chafariz das Terras, construído em 1791, mais a norte, embora a sua implantação tenha sofrido alterações em 1867 como a placa incrustada o documenta. Esta rua faz referência a um dos arcos do Aqueduto das Águas Livres e o Chafariz das Terras era um dos chafarizes de Lisboa a aproveitar a derivação de água do Aqueduto.

A Rua do Arco do Chafariz das Terras - Freguesia da Estrela (Foto: Sérgio Dias)

A Rua do Arco do Chafariz das Terras – Freguesia da Estrela
(Foto: Sérgio Dias)

São Caetano, cujo dia se comemora a 7 de agosto, foi o fundador dos clérigos regulares teatinos da Divina Providência, que em Lisboa se estabeleceram em 1653, num convento da Freguesia das Mercês que ficou conhecido como o Convento dos Caetanos ou Convento de Nossa Senhora da Providência, mas que após o Terramoto de 1755 necessitou de múltiplas obras. Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o antigo convento foi transformado em Real Conservatório de Lisboa e inaugurado em 1837.

De acordo com o olisipógrafo Norberto de Araújo, nas suas Peregrinações, o Sr. Francisco Margiochi também residiu nesta Rua de São Caetano, no nº 5.

A Rua de São Caetano - Freguesia da Estrela Planta: Sérgio Dias)

A Rua de São Caetano – Freguesia da Estrela
Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s