Na Rua de São Bento Ventura Terra remodelou o Palácio das Cortes

@ palacio de são bento ventura terra

Na Rua de São Bento que corre ao longo de 4 freguesias – Estrela , Misericórdia , Santo António e Campo de Ourique – encontramos o edifício da Assembleia da República, cujo hemiciclo foi traçado por Ventura Terra e inaugurado em 1903.

Sobre a arquitetura monacal do Convento de São Bento foi depois construído o Palácio das Cortes, uma remodelação do Arqº Possidónio da Silva e aí reuniram as Cortes pela primeira vez em 15 de agosto de 1834. Mas em 1895 ocorreu um incêndio na Sala das Sessões e no ano seguinte Ventura Terra ganhou o concurso para a a remodelação do edifício das Cortes na Câmara dos Deputados e Parlamento que foi inaugurado em 1903.

O Palácio de São Bento, antes das obras de restauro de Ventura Terra (Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

O Palácio de São Bento, antes das obras de restauro de Ventura Terra
(Foto: Arquivo Municipal de Lisboa)

O nome do sítio de São Bento data do séc. XVI por referência ao Convento de frades beneditinos que vieram de Tibães. Estes frades já instalados na área compraram em 1596 terras da Quinta da Saúde onde construíram o Convento de São Bento, que por tal também foi conhecido por Convento da Saúde. Sabe-se que o convento já estava ocupado em 1598 apesar da obra só ter ficado concluída em 1615. Dado o local não ter sofrido com o Terramoto, o Arquivo da Torre do Tombo foi transferido do Castelo de São Jorge para este convento em 1757.

Segundo o olisipógrafo Norberto Araújo, nas suas Peregrinações em Lisboa, da Rua dos Poços dos Negros até ao Largo passado o Arco de São Bento, o topónimo Rua de S. Bento seria antigo. Dali para cima até ao Rato, considerava ser do séc. XVIII já que eram os Olivais de São Bento e antes Rua Nova de Colónia. Segundo outro olisipógrafo, Luís Pastor de Macedo, na sua Lisboa de Lés-a-Lés, o troço superior da Rua de S. Bento poderia anteriormente ter sido designado como Rua de São Bento às Trinas, por referência às Trinas do Rato.

Nesta Rua de São Bento existiu um estúdio de cinema da Portugalia Filmes que depois passou a ser da associação Triângulo Vermelho; nasceu Alexandre Herculano no Pátio do Gil que se abre no n.º 458 desta artéria; e viveram o político regenerador Hintze Ribeiro e a fadista Amália Rodrigues.

Freguesias da Estrela , da Misericórdia , de Santo António e de Campo de Ourique (Planta: Sérgio Dias)

Freguesias da Estrela , da Misericórdia , de Santo António e de Campo de Ourique
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

One thought on “Na Rua de São Bento Ventura Terra remodelou o Palácio das Cortes

  1. Pingback: Ruas com Arcos | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s