A Rua de Maria Joana Arriaga que morou neste arruamento

Freguesia da Estrela (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Estrela
(Foto: Sérgio Dias)

A Casa de Jacinto Cândido, traçada em  1902 pelo Arqº Ventura Terra e demolida no correr dos tempos, existiu na Rua da Arriaga, topónimo que relembra a primeira moradora da artéria, uma filha de Guilherme Street de Arriaga.

De acordo com Luís Pastor de Macedo,  a primeira casa construída nesta rua, a que nos nossos dias correspondem os números de polícia 31 a 37, pertenceu a uma filha de Guilherme Street de Arriaga e Cunha Brum da Silveira (Lisboa/13.10.1834 – 27.02.1898/Lisboa), 2º Visconde e 1º Conde de Carnide (decreto real de 20/03/1890), e assim terá sido esta moradora que deu azo à fixação do topónimo no séc. XIX. Segundo Norberto Araújo chamava-se Maria Joana Aniceta Francisca de Arriaga, opinião que Gomes de Brito corrobora referindo o Almanach de 1812.

A Rua da Arriaga foi aberta nos terrenos da Quinta de Buenos Aires, que se estendia desde a Rua do Olival até à Cruz de Buenos Aires. Era propriedade de Guilherme Street de Arriaga e Cunha Brum da Silveira, filho primogénito e herdeiro de José Street de Arriaga Brum da Silveira (1805 -1885), 1º visconde de Carnide. As primeiras referências escritas à Rua da Arriaga estão no Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, de 1856, assim como numa planta referente ao estado da artéria de Francisco Goullard, de julho de 1884.

 

Freguesia da Estrela (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia da Estrela
(Planta: Sérgio Dias)

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s