A Rua Cidade de Cardiff no Bairro de Inglaterra, nascido há 100 anos

Freguesias de Arroios e de Penha de França (Foto: Sérgio Dias)

Freguesias de Arroios e de Penha de França
(Foto: Sérgio Dias)

Há cem anos, pelo Edital municipal de 29 de agosto de 1916, nasceu o Bairro de Inglaterra no que antes era designado como Bairro Brás Simões, traduzido em topónimos todos relacionados com a Inglaterra, a saber: a Rua Cidade de Cardiff, a Rua Cidade de Liverpool, a Rua Cidade de Manchester, a Rua Newton e a Rua Poeta Milton.

O Edital saiu em resultado da aprovação da proposta em sessão de Câmara de 17 de agosto de 1916, ficando a Rua Cidade de Cardiff na que era antes denominada como Rua Maria Gouveia do Bairro Brás Simões.

Recorde-se que em  fevereiro de 1916 a Inglaterra, país aliado de Portugal desde o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, pediu ao nosso país que fizesse o apresamento de todos os navios alemães que estavam ancorados na costa portuguesa e assim feito a Alemanha respondeu com declaração oficial de guerra a Portugal em 9 de março de 1916, não obstante os combates entre Portugal e a Alemanha em terras africanas já ocorrerem  desde setembro de 1914, tanto na fronteira sul de Angola como na fronteira norte de Moçambique.

O Bairro de Inglaterra nas encostas nascentes de Monte Agudo e colinas da Penha de França tomou o espaço do Bairro de Brás Simões, de José Brás Simões de Sousa um grande comerciante de Lisboa e proprietário destas terras que em 13 de outubro de 1913 entregou os seus arruamentos particulares à Câmara Municipal de Lisboa. O antigo nome do bairro derivava do nome do seu proprietário, e os topónimos das artérias referem-se a familiares do mesmo, como já antes acontecera no Bairro Andrade e era costume na época.

Antes, por volta do século XVI e até ao século XIX, eram prados onde ovelhas apascentavam e lugar de pequenos moinhos. Só a partir de finais do século XIX é que nesta zona se construiu primeiro o Bairro Andrade e depois, o Bairro Brás Simões que se tornaria o Bairro de Inglaterra em 1916, sendo a mudança do nome do bairro um efeito da I Grande Guerra e das alianças que Portugal firmou nesse contexto.

Cardiff é a capital do País de Gales desde 20 de dezembro de 1955 e em 1916 era uma cidade portuária como Liverpool, detendo o seu porto a maioria do trânsito de carvão no mundo.

Freguesias de Arroios e de Penha de França (Planta: Sérgio Dias)

Freguesias de Arroios e de Penha de França
(Planta: Sérgio Dias)

 

Advertisements

3 thoughts on “A Rua Cidade de Cardiff no Bairro de Inglaterra, nascido há 100 anos

  1. Pingback: O centenário Bairro de Inglaterra nascido em 29 de agosto de 1916 | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A centenária Rua Cidade de Manchester | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A Rua da Cidade dos Beatles em Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s