A Rua da Cidade dos Beatles em Lisboa

Freguesias de Arroios e de Penha de França (Foto: Sérgio Dias)

Freguesias de Arroios e de Penha de França
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Cidade de Liverpool nasceu há cem anos, pelo Edital municipal de 29 de agosto de 1916, no Bairro de Inglaterra, cujos topónimos se relacionam todos com o Reino Unido, a saber: a Rua Cidade de Liverpool, a Rua Cidade de Cardiff,  a Rua Cidade de Manchester, a Rua Newton e a Rua Poeta Milton. Foi neste mesmo ano de 1916 que Portugal se aliou à Inglaterra e a Alemanha declarou guerra ao nosso país.

A Rua Cidade de Liverpool, que liga a Rua Poeta Milton à  Avenida Almirante Reis, era até aí uma rua privada, a Rua José de Sousa do antigo Bairro Brás Simões,  provavelmente uma homenagem a um familiar do construtor do Bairro de Brás Simões, José Brás Simões de Sousa, um grande comerciante de Lisboa e proprietário destas terras.

Sabemos que o o antigo Bairro Brás Simões foi construído no final do século XIX e início do século XX, para se tornar Bairro de Inglaterra em 1916, bem como que em 1934 a Rua Cidade de Liverpool foi pavimentada, numa empreitada que também incluiu a Rua Cidade de Cardiff, a Rua Newton, a Rua Enfermeiras da Grande Guerra, a Rua Heróis de Quionga, a Rua Triângulo Vermelho, a Calçada do Poço dos Mouros, a Rua Augusto José Vieira, a Rua Borges Graínha, a Rua Carrilho Videira, a Rua Feio Terenas, a Rua Heliodoro Salgado e a Rua Sebastião Saraiva Lima,  de acordo com a escritura de adjudicação existente no Arquivo Municipal de Lisboa.

Liverpool fundada em 1207 e a cidade onde nasceu a banda The Beatles é uma cidade do noroeste da Inglaterra, no lado norte do estuário do Mersey. A grande peste de 1664 e o grande incêndio de 1666 em  Londres fez com que muitos mercadores se mudassem para Liverpool e o seu porto prosperou. Por exemplo, em 1869 a galera da Armada Real Portuguesa Pero de Alenquer foi construída nos estaleiros ingleses W.H. Potter & Co., em Liverpool, e  a 13 de setembro de 1916,  quando pertencia à casa armadora de Lisboa J. Alves da Silva bateu contra uma mina e explodiu.

Freguesias de Arroios e de Penha de França (Planta: Sérgio Dias)

Freguesias de Arroios e de Penha de França
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

3 thoughts on “A Rua da Cidade dos Beatles em Lisboa

  1. Pingback: O centenário Bairro de Inglaterra nascido em 29 de agosto de 1916 | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: A Rua de Sir Newton que esteve para ser de Lord Byron | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: A centenária Rua Cidade de Manchester | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s