A Rua Actor Vale no Bairro dos Aliados

Freguesia da Penha de França (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Penha de França
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Actor Vale nasceu na Rua nº 4 do Bairro dos Aliados, a ligar o Largo Mendonça e Costa à Alameda Dom Afonso Henriques, e paralela à Rua Carvalho Araújo, pelo Edital municipal de 12 de março de 1932, o mesmo que em Arroios fazia despontar o Bairro dos Atores através da atribuição dos topónimos Rua Ângela Pinto, Rua Eduardo Brazão, Rua Ferreira da Silva, Rua Joaquim Costa, Rua José Ricardo, Rua Lucinda Simões, Rua Rosa Damasceno e Avenida Rey Colaço (esta última não executada).

O Grande Elias, 17 de dezembro de 1903

O Grande Elias, 17 de dezembro de 1903

José António do Vale (Lisboa/20.10.1845 – 20.02.1912/Lisboa) foi um  dos mais aplaudidos atores portugueses. Nasceu na Rua do Benformoso e estreou-se no Teatro da Rua dos Condes com 16 anos, a fazer o papel de uma criança na peça Casamento em Miniatura. A estreia profissional aconteceu por volta de 1863, segundo uns no Teatro das Variedades na comédia Um Pároco Virtuoso, segundo outros  no Teatro Ginásio na peça Nem todo o mato é orégãos.  Neste Teatro terá os seus grandes mestres e conhecerá o amor da sua vida, a atriz Lucinda Simões, paixão contrariada pelo pai dela o que impulsionará Vale a ir desenvolver uma carreira no Brasil em 1870, como ator, ensaiador e empresário, durante cerca de 10 anos.

Regressa ao Ginásio por treze anos e ficam famosas as suas actuações em Sua Excelência (1884), na farsa O Vale em Lisboa (1880), As Médicas O Comissário de Polícia (ambas em 1890), O Burro do Senhor Alcaide (1891), todas escritas por Gervásio Lobato. Passou depois ao Teatro da Rua dos Condes, às revistas de Schwalbach e a empresário.

Falta salientar que na Rua Actor Vale existe uma Escola Básica com o mesmo nome, construída de base para o ensino em 1950, pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito dos Planos Centenários Urbanos.

Freguesia da Penha de França (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia da Penha de França
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

One thought on “A Rua Actor Vale no Bairro dos Aliados

  1. Pingback: O Dia Mundial do Teatro pelas ruas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s