
A Travessa do Sul em 1966
(Foto: Artur João Goulart, Arquivo Municipal de Lisboa)
As Ruas do Sul são em Lisboa três, cada uma por oposição a uma do Norte e referida no artigo anterior.
Na Freguesia de Campolide, encontramos a Travessa do Sul, no sítio da Cascalheira, à direita da Travessa do Meio e da Travessa do Norte. Provavelmente será um topónimo do século XIX, já que estamos na Cascalheira e a Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, de 1857, pela primeira vez traz mapeada uma Travessa da Cascalheira, sobre a qual nos anos de 1891 a 1893 encontramos documentos de expropriação de terrenos para o alargamento desta artéria antes de se tornar a Rua da Cascalheira.
Na Freguesia dos Olivais, no Bairro da Encarnação, registamos a Circular Sul, entre a Rua da Quinta do Morgado e a Rua da Quinta da Fonte, dada por Edital de 27/11/1957, em oposição à Circular Norte fixada pelo mesmo Edital.
E no Parque das Nações temos a Rua do Pólo Sul, que vai da Avenida de Ulisses à Avenida do Pacífico, tal como na mesma freguesia a Rua do Pólo Norte se estende da Avenida do Índico à Rua do Mar da China. Pólo Sul refere o ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície, no Oceano Glacial Antártico, que com o Pólo Norte, permite fixar as coordenadas de latitude e de longitude que indicam a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, o que faz todo o sentido nestes arruamentos resultantes da Expo 98, subordinada ao tema “Os oceanos: um património para o futuro”, e que só com a reconversão da zona em Parque das Nações foram estes 102 topónimos oficializados pelo Edital municipal de 16/09/2009 a que se juntaram mais 60 topónimos pelo Edital de 06/05/2015.
Pingback: Ruas do Meio | Toponímia de Lisboa
Pingback: A Avenida e a Praça de Dom João II, o Príncipe Perfeito | Toponímia de Lisboa
Pingback: As Estradas e as Circulares da toponímia oficial de Lisboa | Toponímia de Lisboa