Ruas com Mercado

Placa Tipo IV da Rua do Mercado - Freguesia dos Olivais (Foto: Sérgio Dias)

Placa Tipo IV da Rua do Mercado – Freguesia dos Olivais
(Foto: Sérgio Dias)

O mercado, como equipamento urbano capaz de abastecer a população de um lugar, originou em Lisboa dois topónimos: um no Bairro da Encarnação na freguesia dos Olivais e outro, no antigo Bairro das Galinheiras, na freguesia de Santa Clara.

Rua do Mercado, no Bairro da Encarnação, foi atribuída por Edital municipal de 15 de março de 1950, como os restantes arruamentos do Bairro. Conforme se pode ler nas Atas da Comissão de Toponímia «Às 15 horas e 50 minutos do dia 10 de Maio de 1949, no Bairro da Encarnação prosseguiram os trabalhos da Comissão Consultiva Municipal de Toponímia, efectuada em 28 do mês findo, com a assistência do Excelentíssimo Senhor Presidente substituto da Câmara [ Luís Pastor de Macedo], estando presentes o Excelentíssimo Senhor Presidente da Comissão: vereador Pedro Correia Marques, e os vogais: Excelentíssimos senhores engenheiro Augusto Vieira da Silva, e doutores Durval Pires de Lima e Jaime Lopes Dias. Depois de várias trocas de impressões, a Comissão emitiu o parecer de que a Alameda Central [ Alameda da Encarnação ] do referido bairro, e as ruas O. P. e Q do lado Norte da referida Alameda, e P1 do lado Sul da mesma Alameda, passem a denominar-se, respectivamente, Alameda da Encarnação, Rua das Escolas, Rua do Poço Coberto, Rua dos Eucaliptos e Rua do Mercado» , a que se  somaram a Praça das Casas Novas, a Praça do Norte, a Rua dos Lojistas, a Rua do Poço Coberto, a Rua da Quinta da Fonte, a Rua da Quinta do Morgado e a Rua da Quinta de Santa Maria, e todas as outras restantes artérias ficaram com denominação numérica.

O Mercado das Galinheiras originou a Rampa do Mercado, entre a Azinhaga do Reguengo e a Rua Quinta da Assunção, na Freguesia de Santa Clara. O arruamento já era assim conhecido vulgarmente e o Edital municipal de 29/02/1988 oficializou a toponímia popular.

Freguesia de Santa Clara

Freguesia de Santa Clara

 

Anúncios

2 thoughts on “Ruas com Mercado

  1. Pingback: Comércio e comerciantes na toponímia de Lisboa no mês de maio | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: O Bairro do Alto da Ajuda e as ruas numeradas | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s