A aldeia do Alto do Longo do Bairro Alto

O Alto do Longo nos anos 80 (Foto: Artur Pastor, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Alto do Longo nos anos 80
(Foto: Artur Pastor, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Alto do Longo fica no Bairro Alto, no cimo da Rua de O Século, e é um topónimo anterior ao Terramoto, derivado de um morador local, talvez mesmo o avô de Alexandre Herculano, que perpetua uma espécie de aldeia dentro da cidade, embora nos dias de hoje se configure quase como uma espécie de condomínio fechado.

O Alto do Longo estende-se entre a Rua de O Século e a Travessa do Conde de Soure, na freguesia da Misericórdia. Segundo Norberto de Araújo é anterior ao Terramoto de 1755 e existem referências de que nos séculos XVI e XVII era ocupado por quintas e casas de cariz rural. A zona do Alto do Longo e Moinhos de Vento (a Rua D. Pedro V que corre em paralelo  foi antes a Rua do Moinho de Vento) mantinha um ambiente semirrural e semi-urbano, como uma transição entre a cidade e o campo. Poderá ter sido designada também como rua do Longo, já que em 1852 a encontramos num prospeto de aumento de um prédio com uma trapeira no n.º 11. Também em 1857, a carta  topográfica de Lisboa de Filipe Folque para além de referir o Alto do Longo menciona também um beco do Alto do Longo. E na sessão de Câmara de 13 de dezembro de 1860 o vereador Vaz Rans clamou pela demolição das «baiucas indecentes» do arruamento.

Sobre a origem do topónimo será provavelmente de um morador do local. Norberto de Araújo sugere que há quem adiante tratar-se de um quarto avô materno de Alexandre Herculano, João Francisco de seu nome e homem de alta estatura com a alcunha de Longuo, que ali viveu 2ª metade do séc. XVII, tendo falecido em 1669.

Alto do Longo - Freguesia da Misericórdia

Alto do Longo – Freguesia da Misericórdia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s