Da Estrada à Rua do Arco do Cego

Padrão comemorativo da intervenção da Rainha Santa Isabel no reencontro de Dom Dinis com o filho Dom Afonso, no Arco do Cego, em 1949 (Foto: Estúdio Mário Novais, Arquivo Municipal de Lisboa)

Padrão comemorativo da intervenção da Rainha Santa Isabel no reencontro de Dom Dinis com o filho Dom Afonso, na Rua do Arco do Cego, em 1949
(Foto: Estúdio Mário Novais, Arquivo Municipal de Lisboa)

As pazes entre D. Diniz e seu filho Afonso, feitas em 1323 por intermédio da Rainha Santa Isabel, foram assinaladas no local com um arco de pedra na via que passou a ser conhecida como Estrada do Arco do Cego.

No entanto, Norberto de Araújo questiona se foi aqui o local onde esteve para se dar a batalha de “Alvalade”, pelo que a colocação do padrão neste sítio, no século XVII, pode ter sido apenas uma circunstância de comodidade.

Contudo, séculos mais tarde a estreiteza desse arco dificultava a passagem dos coches e carruagens. Assim, quando em maio de 1742, D. João V adoeceu e os seus médicos resolveram que ele fosse a banhos nas Caldas da Rainha, verificou-se que o seu coche real não passava de modo algum e o rei mandou demolir o arco.

Enquanto topónimo o Arco do Cego surge em 1858 como Estrada do Arco do Cego, na cartografia de Filipe Folque. Em 1894, encontra-se um orçamento para o calcetamento do passeio da Estrada do Arco do Cego, ao Lumiar, entre o Arco do Cego e a Quinta do Conde das Galveias. E já no séc. XX, foi aprovado em sessão de Câmara de 21 de maio de 1936 um projeto de novos arruamentos entre a Avenida Defensores de Chaves, ruas Carvalho Araújo, Visconde de Santarém e o Bairro Social do Arco do Cego onde surge então a denominação Rua do Arco do Cego, com as definições que hoje lhe conhecemos entre a Avenida Visconde Valmor e o Campo Pequeno.

Rua do Arco do Cego - Freguesias das Avenidas Novas e do Areeiro

Rua do Arco do Cego – Freguesias das Avenidas Novas e do Areeiro

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s