Ruas afuniladas

Travessa do Funil em 1949 (Foto: Eduardo Portugal; Arquivo Municipal de Lisboa)

Travessa do Funil em 1949
(Foto: Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa)

A zona mais antiga de Lisboa, que ainda hoje preserva um emaranhado de ruas estreitas e medievais, está contida na freguesia de Santa Maria Maior que assim possui as três artérias alfacinhas cuja configuração afunilada se fixou também no topónimo.

São elas as já referidas Beco do Funil (entre a Rua de São Tomé e a Rua dos Cegos),  Beco do Alfurja (junto ao nº 44 da Rua da Regueira) sendo Alfurja derivada do árabe al-fujra que significa rua estreita ou o local onde se despejavam os detritos domésticos, e a Travessa do Funil.

Esta Travessa  do Funil, paralela à Travessa do Chão da Feira, está muito próxima do Castelo de São Jorge e será dos primórdios da Lisboa Cristã. Luís Pastor de Macedo aponta como primeiras referências escritas deste topónimo o tombo da freguesia do ano de 1755 como Rua do Funil, tal como as descrições paroquiais de 1769 e 1770, ora como rua ora como beco.

Ainda segundo o mesmo olisipógrafo «O edital do Governo Civil de 1 de Setembro de 1859 dividiu a artéria em duas partes. A superior, desde o pátio de D. Fradique até ao largo do Contador-mor, continuou a denominar-se do Funil mas com a categoria de travessa; a inferior, desde aquele largo até ao de Santa Luzia, passou a denominar-se travessa de Santa Luzia» e assim esta Travessa do Funil liga hoje a Rua do Chão da Feira ao Largo do Contador-Mor.

Travessa do Funil - Freguesia de Santa Maria Maior

Travessa do Funil – Freguesia de Santa Maria Maior

Anúncios

One thought on “Ruas afuniladas

  1. Pingback: Os Becos ou Vielas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s