A única Rua Esquerda

A Rua Esquerda em 1907, na planta de Júlio Vieira da Silva e Alberto de Sá Correia (Arquivo Municipal de Lisboa)

A Rua Esquerda em 1907, na planta de Júlio Vieira da Silva e Alberto de Sá Correia
(Arquivo Municipal de Lisboa)

Esquerda e Direita também dão nome a ruas de Lisboa. A toponímia da cidade tem uma única Rua Esquerda, no Paço do Lumiar, ao contrário das várias Ruas Direitas que como artéria principal de um lugar existiram por muitas esquinas de Lisboa e foram progressivamente desaparecendo a partir do séc. XIX, sobrevivendo hoje ainda quatro, que serão assunto do nosso artigo de amanhã.

Rua Esquerda não é uma singularidade lisboeta já que em Portugal existem pelo menos uma Rua Esquerda em Torres Novas e outra na Marinha Grande.

A alfacinha Rua Esquerda, começa na Rua Direita e termina no Largo de São Sebastião, e adquiriu o seu topónimo justamente por referência geográfica oposta à Rua Direita onde se inicia e  que já aparece mencionada em documentação seiscentista. Em documentação municipal,  surge a Rua Esquerda apenas referida em 1907 na planta de Lisboa de Júlio Silva Pinto e Alberto de Sá Correia.

Nesta artéria podemos encontrar a Quinta dos Azulejos, uma das antigas quintas de recreio do Paço do Lumiar, construída provavelmente no início do séc. XVII, e reconstruída no séc. XVIII a que se somaram alterações no séc. XIX. Os azulejos que dão nome à Quinta são provenientes da Fábrica do Rato (1779-1780). Aqui viveram episodicamente, Dona Maria I e António Feliciano de Castilho. Sabe-se ainda que no 1º quartel do séc. XX pertencia a Henrique Scholtz e desde o final de 1935 que está nela instalado o Colégio Manuel Bernardes.

A Rua Esquerda em 1968 (Foto: Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Rua Esquerda em 1968 (Foto: Arnaldo Madureira, Arquivo Municipal de Lisboa)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s