A toponímia da Madragoa – Identidade, heterogeneidade e dinâmica

autocolanteA toponímia da Madragoa – Identidade, heterogeneidade e dinâmica

Pretendemos evidenciar a estreita ligação entre o bairro da Madragoa e a toponímia, a importância que esta assume na identificação da comunidade, nos múltiplos aspectos da sua existência, e nas formas de ocupação do espaço.

A exemplo de outros de Lisboa, o bairro da Madragoa evidencia na sua toponímia os traços que o definem, numa perspetiva histórica e social, quer enquanto espaço físico, quer enquanto comunidade.

Refletindo esses fatores, os topónimos deste bairro caracterizam-se por uma grande heterogeneidade abrangendo temáticas que elas próprias explicam – o que foi e o que é a Madragoa.

O modo como certos topónimos foram abandonados em detrimento de outros, num processo que de algum modo acaba por ser uma atualização do quadro de referências das suas gentes. Mas também o modo como noutros casos o topónimo se mantém ao longo dos séculos perdendo o seu significado factual e as referências que revelem a sua origem, criando simultaneamente uma identificação muito grande com o espaço.

Mostrar a importância que as diferentes ocupações do espaço tiveram na sua identidade, recorrendo como complemento a fontes históricas eclesiásticas do século XIX e refletir sobre a toponímia do bairro numa abordagem diacrónica.

Delminda Rijo

Fátima Aragonez

Francisco Moreira

img_20161027_115348

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s