Bairro de Inglaterra

autocolanteBairro de Inglaterra

Descobrir Lisboa e vaguear pelos seus vários bairros e zonas, é uma proposta aliciante, tal como Norberto de Araújo costumava descrever na sua obra “Peregrinações em Lisboa”.

Localizados nas encostas do Monte Agudo, da Penha de França, da Colina de Santana e de S. Gens, pertencendo às freguesias de Arroios e da Penha de França, existem três bairros. A saber o Bairro Andrade, o Bairro de Inglaterra e o Bairro das Colónias, que pertenceram à extinta Freguesia dos Anjos.

Dois dos mesmos são do século XIX sendo um mais recente já do inicio do século XX.

Estes bairros surgem num local onde se cruzavam vários cursos de água e onde terá existido no tempo de Felicitas Julia Olisipo a Ribeira do Regueirão dos Anjos mais tarde Ribeira de Arroios, zona abundante de água, excelente para a rega, tornando estes solos férteis para hortas, prados, olivais e vinhas. Ficando conhecido como sítio da Charca.

É precisamente neste local que no fim do século XIX um grande comerciante de Lisboa funda o Bairro Brás Simões, que durante a I Guerra Mundial, mais precisamente, através do Edital de 29 de Agosto de 1916 recebeu o nome de Bairro de Inglaterra.

Neste local toda a sua toponímia se refere a cidades industriais inglesas como é o caso da Rua Cidade de Cardiff, de Liverpool, ou de Manchester, isto além de nomes de personalidades também do Reino Unido.

As suas ruas estão circunscritas à zona compreendida entre a Avenida Almirante Reis e a Rua da Penha de França coincidindo com o bairro vizinho que se refere às Cidades Ultramarinas nomeadamente ao Bairro das Colónias.

Elisabete Rocha

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s