A Rua do Convento de Nossa Senhora da Graça e a estrela do Royal Cine

Royal Cine na Rua da Graça em 1965 (Foto: João H. Goulart

Royal Cine na Rua da Graça em 1965
(Foto: João H. Goulart, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Convento de Nossa Senhora da Graça está perpetuado na Rua da Graça, arruamento que a partir de 1929 acolheu o Royal Cine, seguindo o traçado do Arqº Norte Júnior numa obra promovida por Agapito Serra Fernandes na sua quinta das Terras da Senhora do Monte, para juntar ao Bairro Estrela de Ouro (entre o n.º 22 da Rua da Graça e o n.º 14 da Rua da Senhora do Monte), ali construído entre 1907 e 1909 para alojar os seus empregados.

Agapito Serra Fernandes (? – 17.07.1939/Palace Hotel da Cúria) era um galego radicado em Lisboa desde os 11 anos que começou por ter com seu irmão uma fábrica de biscoitos para as tropas e o Restaurante Estrela D’Ouro na Rua da Prata, a que depois somou a Herdade Estrela D’Ouro no Ribatejo e participação na sociedade Companhia dos Ascensores de Lisboa. O Royal Cine fazia parte do Bairro, como a estrela no topo da sua fachada o mostrava, e abriu portas no dia 26 de dezembro de 1929, tendo sido nele apresentado o primeiro filme sonoro em Portugal (Sombras Brancas nos Mares do Sul, de Van Dyke, em 5 de abril de 1930). Era  um cinema de estreia, com   900 lugares e espaço para orquestra, que encerrou em março de 1976.

Já a Rua da Graça, que hoje liga a Rua Angelina Vidal ao Largo da Graça, nasceu sobre a Rua Direita da Graça, pelo Edital municipal de 08/06/1889, ambas perpetuando o Convento de Nossa Senhora da Graça, que naquele local começou a ser erguido em 1271 , um sítio que era um pequeno arrabalde mourisco extramuros quando as tropas de D. Afonso Henriques aí acamparam durante o cerco de Lisboa e que era  então conhecido por Almofala.

Royal Cone em 1977 (Foto; Vasques, Arquivo Municipal e Lisboa)

Royal Cine na Rua da Graça em 1977
(Foto: Vasques, Arquivo Municipal de Lisboa)

Freguesia de São Vicente (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de São Vicente
(Planta: Sérgio Dias)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s