A oficialização da Travessa das Amoreiras a Arroios

A Travessa das Amoreiras na Planta de Lisboa de 1909 de Júlio Silva Pinto e Alberto Sá Correia

A Travessa das Amoreiras na Planta de Lisboa de 1909 de Júlio Silva Pinto e Alberto Sá Correia

Em 15 de abril de 1916 a artéria que era conhecida como Travessa das Amoreiras foi oficializada por Edital municipal como Travessa das Amoreiras a Arroios, para evitar equívocos com outras artérias da cidade, tanto na Ajuda como acima do Rato, na zona também conhecida como Amoreiras.

Esta Travessa das Amoreiras terá nascido no final do séc. XIX. Com data de 16 de fevereiro de 1892 encontramos um projeto de ligação direta da Estrada de Sacavém com a Estrada das Amoreiras através de uma Rua Particular cujo traçado corresponde à Travessa das Amoreiras a Arroios. E a informação municipal nº 1473 de 29 de junho de 1943, no processo 24560/43 da Repartição de Urbanismo e Expropriações, esclarece mesmo que «em 06/09/1894, foi aprovada a abertura de uma rua particular que tem hoje a designação de Travessa das Amoreiras a Arroios.»

Em 1909 a  Planta Topográfica de Lisboa de  Júlio Silva Pinto e Alberto Sá Correia, desenha a Travessa das Amoreiras a começar na Estrada das Amoreiras que antes se designara da Charneca (que no troço compreendido entre os Largos de Arroios e do Leão será no final de 1916 a Rua Carlos José Barreiros) e a fazer a passagem para a Estrada de Sacavém (cujo troço que começa na esquina da Igreja de Arroios e termina no limite da Freguesia de Arroios passou a ser a Rua Alves Torgo).

Entende-se assim que este topónimo é atribuído por referência e proximidade à antiga Estrada das Amoreiras. Como esta Estrada das Amoreiras também foi conhecida como Estrada da Charneca percebemos que faria ligação até ao  Campo das Amoreiras , topónimo atribuído pelo Edital de 12 de outubro de 1891 ao arruamento que também era conhecido como Largo da Charneca, Rocio da Charneca ou Largo das Amoreiras.

Freguesia de Arroios                                                                                        (Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s