A Rua do companheiro de Amadeu pela Bretanha

Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)

O pintor Eduardo Viana que em outubro de 1907 acompanhou Amadeu de Sousa Cardoso numa viagem  à Bretanha está desde a publicação do Edital de 14 de abril de 1982 na toponímia de Lisboa,  na que era a Rua E-1 da Urbanização de Carnide, tendo pelo mesmo documento a companhia do Largo Francisco Smith que era o Impasse E1 da Urbanização de Carnide, resultando a sua consagração de uma sugestão da Secretaria de Estado da Cultura, por ocasião do centenário do nascimento deste artista da primeira geração dos modernistas portugueses.

Desenho de Eduardo Viana no. nº da Contemporanea de 1915

Desenho de Eduardo Viana na Contemporânea em 1915

Eduardo Afonso Viana (Lisboa/28.11.1881 – 21.02.1967/Lisboa) foi discípulo de Veloso Salgado e Columbano quando frequentou Pintura na Academia de Belas Artes de Lisboa mas abandonou o curso em 1905 e partiu para Paris onde passou a frequentar o atelier de Jean-Paul Laurens, e aí permaneceu até 1914. Eduardo Viana estava também amiúde no estúdio que Amadeu de Sousa Cardoso arrendou em Paris no 14, Cité Falguière  que funcionava como espaço de tertúlias e boémia, com a presença assídua de Domingos Rebelo,  Emmérico Nunes, Francisco Smith  e Manuel Bentes. Conviveu Viana assim com diversos pintores e contribuiu para o desenvolvimento da Arte Moderna em Portugal, seguindo um itinerário pessoal que aposta na paisagem, na natureza morta e no nu. A título de exemplo, refira-se que em 1925 pintou nus para o Bristol Club (na esquina da Rua Jardim do Regedor com a então Rua Eugénio dos Santos) e paisagens para A Brasileira do Chiado na Rua Garrett, ano em que também organizou o I Salão de Outono na SNBA (na Rua Barata Salgueiro), onde apresentou as telas para o Café.

Mesmo em Paris,  Eduardo Viana manteve a sua presença no contexto artístico português, com envio de obras para a Exposição de Arte Livre (em 1911) ou os Salões anuais da SNBA (de 1913 a 1915), onde recebeu uma Menção Honrosa (1911) e uma 2ª Medalha (1915). A eclosão da Primeira Guerra Mundial obrigou-o a voltar a Portugal,   trazendo também para Vila do Conde o casal Delaunay (Robert e Sonia), que influenciarão a sua obra. Fixou-se nesta localidade entre 1915 e 1916 o que lhe permitia em paralelo manter comunicação com Amadeu de Sousa Cardoso, então a residir em Manhufe, perto de Amarante.

Entre 1915 e 1926, Viana colaborou artisticamente na revista Contemporânea, participou na III Exposição dos Modernistas do Porto (1919), realizou exposições individuais no Porto e em Lisboa (1920, 1921 e 1923),  e convidado com Mily Possoz e Almada Negreiros participou na exposição Cinco Independentes na SNBA. Em 1920 e 1921, realiza as suas primeiras exposições individuais em Lisboa e no Porto, respectivamente, e integra a exposição 5 Independentes. Foi um dos artistas que participou na mítica decoração do café A Brasileira e organizou o I Salão de Outono, ambos em 1925. Neste ano parte novamente para Paris e viaja pela Inglaterra e Holanda, estabelecendo-se na Bélgica, numa fase pouco conhecida do seu trabalho, que se prolongaria até 1940, quando volta definitivamente para Lisboa e representa Portugal na XXV Bienal de Veneza e na III Bienal de São Paulo. Participa na I, VI, VIII, XI, XII e XIV Exposições de Arte Moderna do SPN/SNI , vencendo duas vezes o Prémio Columbano (1941 e 1948). Em 1957, na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian vence o Grande Prémio de Pintura. Em 1965 é-lhe atribuído o Prémio Nacional de Arte do SNI que três anos mais tarde promove uma Exposição retrospectiva da sua obra.

Eduardo Viana está representado no Museu do Chiado/Museu de Arte Contemporânea e no CAM da Fundação Calouste Gulbenkian.

Freguesia de Carnide (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

One thought on “A Rua do companheiro de Amadeu pela Bretanha

  1. Pingback: A Rua Domingos Rebelo, o pintor etnógrafo dos Açores | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s