O Largo da Cantina Escolar de São Miguel

O Largo da Cantinar Escolar (Foto: Artur Pastor, sem data, Arquivo Municipal de Lisboa)

O Largo da Cantina Escolar
(Foto: Artur Pastor, data anterior a 1963, Arquivo Municipal de Lisboa)

De 27 de outubro de 1916 até 25 de janeiro de 1963 existiu em Alfama o Largo da Cantina Escolar, em homenagem à Cantina Escolar de São Miguel, ali fundada em 1909, no nº 10.

Pela ata da reunião de câmara de 26 de outubro de 1916 sabemos que este topónimo resultou de um pedido da «junta de paroquia de S. Miguel, de 25 do corrente mês» solicitando que o Beco de Alegrete se denominasse Largo da Cantina Escolar e que o vereador Manuel Joaquim dos Santos propôs que fosse deferido. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Levy Marques da Costa, manifestou a sua aprovação desde que o letreiro toponímico tivesse na última linha «antigo beco do Alegrete» e assim foi aprovada por unanimidade de todos os vereadores.

Mas este Beco do Alegrete e depois Largo da Cantina Escolar, em Alfama, acabou por em 1963 engrossar o caudal de topónimos dedicados a São Miguel na zona, passando por  Edital municipal de 25 de janeiro a denominar-se como Escadinhas de São Miguel. Já ali existia a Rua de São Miguel, uma típica rua Direita medieval. Em 1894, por obra do Edital Municipal de 9 de julho  somaram-se o Beco e a Travessa de São Miguel, sendo o primeiro para substituir a denominação de Beco dos Mortos e a Travessa para não se repetir Beco de São Miguel.

Planta municipal de Lisboa de 1950, vendo-se por baixo, a castanho, os nomes de hoje

Planta municipal de Lisboa de 1950, vendo-se por baixo, a castanho, os nomes de hoje

2 thoughts on “O Largo da Cantina Escolar de São Miguel

  1. Pingback: O Largo da Igreja de São Miguel de Alfama | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Património Cultural lisboeta na toponímia alfacinha | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.