A Rua do Herói da batalha de Riachuelo, Almirante Barroso

Freguesia de Arroios (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Arroios
(Foto: Sérgio Dias)

O Almirante Barroso, Barão do Amazonas, integrou a toponímia de Lisboa vinte e um anos após o seu falecimento, através do Edital municipal de 16 de dezembro de 1903, na Estrada das Picoas no «arruamento que começa no Largo de Dona Estefânia e termina no Largo do Matadouro [hoje, Praça José Fontana]», a partir de uma proposta do próprio Presidente da Câmara, o Conde d’Ávila.

almirante-barroso-barao_do_amazonasFrancisco Manoel Barrozo da Silva (Lisboa/29.09.1804 – 08.08.1882/Montevideu – Uruguai) partiu em 1808 com a sua família para o Brasil, seguindo a família Real  e aí se tornou Oficial da Marinha de Guerra Brasileira. Distinguiu-se ao comandar a esquadra brasileira na batalha naval de Riachuelo que venceu, em junho de 1865, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai,  pelo que foi considerado um Herói e galardoado pelo governo imperial com a Ordem Imperial do Cruzeiro e o título honorífico de Barão do Amazonas (1866), que era aliás o nome do navio que comandava. Recebeu também as ordens da Rosa, do Cruzeiro e de São Bento de Avis. Em 1868 foi nomeado Comandante-chefe da esquadra e nesse mesmo ano foi promovido a Vice-almirante.

Refira-se que Barroso da Silva nascido português se tornou brasileiro por força da Constituição imperial de 1824.

Para além de Lisboa, o Almirante Barroso também dá o seu nome a inúmeras artérias do Brasil: a ruas de Bagé, Blumenau, Florianópolis, Fortaleza,  Limeira, Paraná, Peruíbe, Porto Alegre, Praia Grande, Pelotas, Rio Grande, Salvador e ainda,  avenidas em Belém, Campina Grande, João Pessoa, Porto Velho e Rio de Janeiro. No Chile também existe um arruamento a que deu nome.

Freguesia de Arroios (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Arroios
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s