A Rua de um missionário no Brasil: o Padre Sena de Freitas

Freguesia da Penha de França (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Penha de França
(Foto: Sérgio Dias)

Tal como o Padre António Vieira e o Padre Manuel da Nóbrega, também o Padre Sena de Freitas foi um missionário no Brasil que teve direito a dar nome a uma artéria lisboeta – a Rua nº 8 do Olival do Monte Alperche à Penha de França, entre as Ruas de Martins Sarmento e de Cesário Verde -, pelo Edital municipal de 13 de julho de 1933, com a legenda «Escritor e Orador Sagrado/1840 – 1913».

José Joaquim de Sena Freitas (Ponta Delgada/27.07.1840 – 21.12.1913/Rio de Janeiro), filho do publicista  luso-brasileiro Bernardino José de Sena Freitas, fez o curso teológico e tornou-se sacerdote da Congregação de São Lázaro, em Paris. Na sua carreira religiosa missionou de 1865  a 1873 no Brasil e a partir desse ano fixou-se até 1874 em Felgueiras, para ser professor de Filosofia e Línguas no Colégio de Santa Quitéria. Foi ainda cónego da Sé de Lisboa a partir de 1899 e andou pelo Oriente até regressar ao Brasil.

Este prolífico autor açoriano, produziu um vasto conjunto de ensaios, tradução, crónicas de viagem, poesia, conferências, sermões, de que se destacam No Presbitério e no Templo (1884), Lutas da Pena (1901-1902) e A Palavra do Semeador (1905-1907), a  que acresce ainda a circunstância de ser o primeiro biógrafo de Camilo Castelo Castelo Branco. Colaborou também em diversas publicações periódicas como a revista católica de Coimbra Estudos Sociais, a Revista Universal Lisbonense e a revista Brasil-Portugal, para além de ter sustentado, quer em Portugal, quer no Brasil, várias polémicas com escritores do seu tempo, nomeadamente Guerra Junqueiro e Júlio César Ribeiro Vaughan.

Em Ponta Delgada dá nome a um Jardim onde se ergue uma estátua sua desde 1966, tal como tem uma Praceta em Braga, para além de no Brasil estar consagrado numa Avenida e numa Rua em São Paulo, bem como numa Rua de Ribeirão Preto.

Freguesia da Penha de França (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia da Penha de França
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

One thought on “A Rua de um missionário no Brasil: o Padre Sena de Freitas

  1. Pingback: A Rua do sentimento dum poeta e comerciante ocidental do final do séc. XIX | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s