A Avenida do México em Lisboa

A Avenida do México nos anos 40 do séc.XX (Foto: Amadeu Ferrari, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Avenida do México nos anos 40 do séc.XX
(Foto: Amadeu Ferrari, Arquivo Municipal de Lisboa)

Dois anos após o estabelecimento do primeiro consulado português em solo mexicano nasceu em Lisboa a Avenida do México, pelo Edital municipal de 11 de fevereiro de 1932.

Esta era a Avenida nº 20 da «planta dos melhoramentos no seguimento da Avenida Almirante Reis» e insere-se num projeto municipal de novos arruamentos entre a Avenida Defensores de Chaves, Rua Visconde de Santarém e Bairro Social do Arco do Cego, traçados pelo Eng.º António Emídio Abrantes em 1928. Refira-se ainda que nos roteiros de Lisboa do ano de 1941 ainda surgia como artéria projetada uma Praça do México que pelo Edital de 29/07/1948 ficou em definitivo a designar-se Praça de Londres.

Registe-se que as relações diplomáticas entre Portugal e o México, existentes desde 1864, estiveram interrompidas durante 11 anos por causa da Revolução Mexicana e só foram reatadas no dia 5 de dezembro de 1929 e no ano seguinte Portugal instaurou lá o seu primeiro consulado.

Deste topónimo deriva também o nome da leitaria fundada em 1946 na praça próxima, propriedade de José Vicente, Adelino Antunes, Augusto Godinho e Manuel Penteado, quatro naturais de Tomar envolvidos na construção civil: a Pastelaria Mexicana. Este estabelecimento foi totalmente remodelada pelo Arqº Jorge Ferreira Chaves em 1962, e tornou-se icónica em Lisboa pelo seu painel Sol Mexicano, de Querubim Lapa, assim como pelos seus garibaldis e boleros.

No Brasil, em São José do Rio Preto, em Olinda, ou na Cidade Timóteo de Minas Gerais também existem Avenidas do México, assim como na espanhola Guadalajara existe uma Praça do México.

Freguesia do Areeiro (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia do Areeiro
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s