A Rua João do Nascimento Costa e o Santa Liberdade em 1961

Freguesia do Beato (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia do Beato
(Foto: Sérgio Dias)

O assalto ao paquete Santa Maria em 22 de janeiro de 1961, crismado então como Santa Liberdade, talvez o feito mais sensacional contra a ditadura de Salazar, noticiado em todo o mundo, recebeu como resposta na toponímia de Lisboa a fixação pouco menos de um mês depois, pelo Edital de 15 de fevereiro, da Rua João do Nascimento Costa  na freguesia do Beato, em homenagem ao piloto do paquete que ofereceu resistência e morreu.

João do Nascimento Costa ficou no arruamento constituído pela Rua 2 da Zona da Picheleira mais o troço da Rua 3 da mesma Zona, no prolongamento daquela Rua 2. O descerramento da placa toponímica da Rua João do Nascimento Costa, contou com a presença do presidente da edilidade de então, António Vitorino França Borges e a Revista Municipal nº 90, do 3º trimestre desse ano, incluiu uma imagem do evento. Em 19 de junho do mesmo ano, numa artéria próxima foi dada a Rua Engº Maciel Chaves, vítima de indianos em 1956, que também mereceu destaque no mesmo número da Revista Municipal.
O assalto ao paquete Santa Maria em 22 de janeiro de 1961, como forma de protesto contra a falta de liberdade cívica e política em Portugal, foi preparado por Henrique Galvão e Humberto Delgado e levado a cabo pelo primeiro, com elementos da DRIL (Direcção Revolucionária Ibérica de Libertação), que lhe mudaram o nome para Santa Liberdade, tendo muitas televisões e jornais de todo o mundo divulgado o acontecimento e mostrado a contestação ao governo de Oliveira Salazar. O paquete foi ocupado em Curaçau por 12 portugueses e 11 espanhóis. João José Nascimento Costa era terceiro piloto do Santa Maria e ao oferecer resistência aos assaltantes, foi morto a tiro. No entanto, frustrada a ideia inicial de chegar a Luanda, dominar Angola e aí instalar um governo provisório que acabasse por derrubar as ditaduras na península ibérica, rumaram ao Brasil onde em 2 de fevereiro entregaram o navio às autoridades locais em Recife e pediram asilo político, tanto mais que os aliados da NATO não reagiram como Salazar pretendia ao que ele designava como «pirataria». A 7 de fevereiro eclodiu a guerra colonial em Angola.
Freguesia do Beato (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia do Beato
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

2 thoughts on “A Rua João do Nascimento Costa e o Santa Liberdade em 1961

  1. Pingback: O pedido de alteração do topónimo Calçada do Duque de Lafões | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: O Largo do Governador da Guiné do séc. XIX, Honório Barreto, em Lisboa desde 1964 | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s