Mortos ao serviço da Pátria na Índia na toponímia de Olivais Norte

Capitão Santiago Carvalho,  Chama, 6 de janeiro de 1962

 

A 9 de setembro de 1963, dois militares mortos em 1961, ao serviço da Pátria, na Índia,  foram colocados na toponímia de Olivais Norte: a Rua Capitão Santiago de Carvalho/ Morto em Damão ao Serviço da Pátria – 1961 e a Rua Capitão-Tenente Oliveira e Carmo/ Morto em Dio ao Serviço da Pátria – 1961.

O ano de 1961 foi aquele em que a 18 de dezembro a União Indiana, independente dos britânicos desde 1947,  invadiu os territórios de Goa, Damão e Diu, ainda sob domínio português.  E também aquele em que  eclodiu a guerra colonial, em Angola, no mês de fevereiro. E passaram a ser característica dessa década as atribuições toponímicas na cidade de Lisboa em homenagem aos militares mortos ao serviço da Pátria nas então províncias ultramarinas na zona dos Olivais Norte.

A Rua Capitão Santiago de Carvalho, com a legenda « Morto em Damão ao Serviço da Pátria – 1961» foi atribuída na Rua A da Zona dos Olivais Norte. Já a Rua Capitão-Tenente Oliveira e Carmo, com a legenda « Morto em Dio ao Serviço da Pátria – 1961», foi dada pelo mesmo Edital na Rua E da Zona dos Olivais Norte, em resultado do parecer favorável da Comissão Municipal de Toponímia emitido em 26 de julho de 1963 e « originado por um despacho de Sua Excelência o Presidente [António Vitorino França Borges], no sentido de se colherem os nomes completos e, bem assim, os elementos respeitantes às folhas de serviço do segundo tenente Oliveira e Carmo e do tenente de infantaria Santiago de Carvalho, mortos ao serviço da Pátria aquando da invasão de Goa, para os seus nomes serem perpetuados na toponímia da cidade».
Alberto Santiago de Carvalho (Covilhã – Unhais da Serra/19.12.1935 – 18.12.1961/Damão – Índia) saiu do Seminário Menor do Fundão para o Colégio de São José (Guarda) e ingressou na Academia Militar em 15 de outubro de 1955, tendo chegado a tenente no dia 1 de novembro de 1961. Durante a sua carreira militar, prestou serviço na Escola Prática de Infantaria em Mafra; no Regimento de Infantaria 2, em Abrantes; no regimento de Infantaria nº 12 do CICA do Agrupamento Constantino de Bragança, de Damão, onde chegara em abril de 1960. Morreu em combate em Damão. A título póstumo, foi promovido a capitão e condecorado com a Medalha de Ouro de Valor Militar com palma, bem como a Comenda da Ordem Militar da Torre e da Espada.

Santiago Carvalho tem o seu nome num busto em memória de todos os filhos de Unhais da Serra mortos ao serviço da Pátria, desde 1 de dezembro de 1975; num Externato da vila de Alpedrinha (Fundão),  por proposta do fundador e primeiro diretor do mesmo,  o seu irmão Padre José Carvalho Santiago; e numa Rua do Fundão desde 2006.

Capitão Tenente Oliveira e Carmo

Jorge Manuel Catalão de Oliveira e Carmo (Alenquer/ ?.09.1936 – 18.12.1961/Índia), estudante do Liceu Pedro Nunes  que ingressou na Escola do Exército em outubro de 1954 e depois, na Escola Naval, foi um oficial da Marinha Portuguesa que era 2º Tenente em dezembro de 1961 e comandava a lancha Vega nesse dia em que a União Indiana procurou ter o controlo de toda a Índia. Decidiu entrar em combate com os caça-bombardeiros Vampire, da Força Aérea Indiana, que atacavam as forças portuguesas em Diu, com fogo da peça antiaérea de 20 mm da Vega. Fardou-se até de branco para, segundo o próprio, morrer com mais honra, cumprindo escrupulosamente as ordens do Estado-Maior da Armada, segundo as quais deveria combater até ao último cartucho.

Oliveira e Carmo foi condecorado  a título póstumo, com a Medalha de Valor Militar com Palma, com a comenda da Ordem Militar da Torre e Espada e promovido ao posto de Capitão Tenente. Foi patrono do curso 1962/1967 da Escola Naval e a Marinha Portuguesa batizou uma corveta com o seu nome em 1975. Existe ainda uma estátua em sua homenagem no jardim de Alenquer e o seu nome consta também na toponímia de Alenquer, Almada e Barreiro.

Freguesia dos Olivais (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia dos Olivais
(Planta: Sérgio Dias)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s