A Rua do 2º Conde de Almoster, morto em Angola no final do séc. XIX

Freguesia de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Conde de Almoster, com a legenda «Herói do Ultramar/1858 – 1897», homenageia na Freguesia de São Domingos de Benfica, João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun, o 2º Conde de Almoster que morreu no final do séc. XIX em combate em Angola,  desde a publicação do Edital municipal de 13 de dezembro de 1963, por proposta do então presidente da CML, General França Borges, volvidos que estavam 2 anos e 10 meses sobre o início da Guerra Colonial em Angola.

Até aí esta artéria tinha a designação provisória de Rua C à Travessa de São Domingos de Benfica, ou de Rua projetada à Travessa de São Domingos de Benfica, ou ainda, Rua projetada ao Largo Conde de Ottolini . E com o passar dos anos a via foi aumentando de dimensão. Pelo Edital municipal de 15/04/1969 foi-lhe acrescentado o troço do arruamento ao longo do caminho de ferro, compreendido entre a Rua Inácio de Sousa e a Rua de São Domingos de Benfica, e pelo Edital de 05/06/1972 somou ainda o troço do arruamento, ao longo do caminho de ferro, situado entre as Ruas Inácio de Sousa e Sousa Loureiro.

João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun (Barcelos/11.08.1858-12.12.1897/Humbe-Angola), que morreu em combate na mata angolana dos Espinheiros Camafuti, em Humbe, a 12 de Dezembro de 1897, foi o  2º Conde de Almoster, sobrinho do 1º titular, Augusto Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun (1822- 1845), sendo-lhe renovado o título  em 1871 por D. Luís I. Concluíra o curso de Cavalaria da Escola do Exército e fora colocado no regimento de Cavalaria nº 4, tendo sido promovido a capitão em 1897, quando integrava o Esquadrão de Dragões do Planalto de Moçâmedes, em Angola, onde faleceu.

O 2º Conde de Almoster era filho do 2º duque de Saldanha, João Carlos Saldanha de Oliveira e Daun e de sua esposa, Júlia Pereira Alves de Sousa Guimarães.

Existe também uma Rua Conde de Almoster em Almoster (Santarém).

Freguesia de São Domingos de Benfica (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de São Domingos de Benfica
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s