Seis cidades e vilas da Guiné, Cabo Verde, Índia e Timor na toponímia de Olivais Sul

Freguesia dos Olivais - Placa Tipo IV (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia dos Olivais – Placa Tipo IV
(Foto: Sérgio Dias)

Após a eclosão da guerra colonial, no decorrer das décadas de 60 e 70 do século XX, a edilidade lisboeta crismou os novos arruamentos dos Olivais com os nomes de militares mortos em combate (na Zona Norte) e também com os nomes de cidades e vilas que então pertenciam ao Império Português (na Zona Sul) e foi neste contexto que o edital municipal de 11 de julho de 1970 perpetuou na toponímia olivalense as guineenses cidades de Bafatá, Bissau e Bolama, bem como a cabo-verdiana Cidade da Praia, a indiana Cidade de Margão e a timorense Cidade de Dili, todas na célula D de Olivais Sul.

A Rua Cidade de Bafatá ficou no espaço das Ruas 1, 2, 3 e 4 da Célula D de Olivais Sul, a começar na Rua Cidade da Praia. Bafatá é uma cidade no centro da Guiné-Bissau, capital da Região de Bafatá e que ficou muito conhecida  por ser a terra natal de Amílcar Cabral. Em Portugal existe também uma Rua Bafatá na Cruz de Pau (Seixal).

A Rua Cidade de Bissau foi fixada na Rua D  da Célula D de Olivais Sul, a ligar a Avenida Marechal Gomes da Costa à Rua Cidade de Lourenço Marques. Bissau foi fundada em 1692 como vila, com fortificação militar e entreposto de tráfico de escravos dada a sua localização na costa atlântica e tornou-se a capital do país em 1836, bem como em 1915 e a partir de 9 de dezembro de 1941, sendo também a capital da Guiné-Bissau a partir de setembro de 1974. Existem Ruas de Bissau em Bragança, Guimarães, Valpaços, Ermesinde (Valongo), Vila Nova de Gaia, Marinha Grande, Prior Velho (Loures), Amadora, Cruz de Pau (Seixal), Quinta do Conde (Sesimbra), Santo André (Barreiro), uma Praceta de Bissau na Amora (Seixal) e Travessas de Bissau em Alcabideche e no Montijo.

Rua Cidade de Bolama colocada na Rua D2 com o Impasse DG e abrangendo os lotes 377 a 379, 382 a 387 e os lotes 389 a 393 da Célula D de Olivais Sul, tem início e fim na Rua Cidade de Bissau.  Bolama situa-se na ilha homónima e desde 1879 era a vila capital da antiga Guiné portuguesa, tendo sido  elevada à categoria de cidade em 1913, conservando-se como capital até 9 de dezembro de 1941. Existem no nosso país uma Avenida Cidade de Bolama na Aroeira, uma Rua Cidade de Bolama em Faro  e Ruas Bolama no Porto, Prior Velho e na Amora (Seixal).

A Rua Cidade da Praia ficou na Rua D1 com o Impasse DE e abrangendo os Lotes 342 a 345 e 355 a 373 da Célula D de Olivais Sul, ligando a Avenida Cidade de Lourenço Marques à Rua Vila de Catió.  Cidade desde 1858, a Praia começou a ser construída na segunda metade do séc. XVIII, junto da Praia de Santa Maria. É a capital de Cabo Verde desde 1770, por ordem do Marquês de Pombal, e também por ser a maior cidade do país. O topónimo repete-se em Bragança, Guimarães, Porto, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Buarcos (Figueira da Foz), Prior Velho (Loures), Amadora, Alcabideche (Cascais), São Domingos de Rana (Cascais), Santo André (Barreiro), Montijo, Palmela, Amora (Seixal), Quinta do Conde (Sesimbra) e Faro.

A Rua Cidade de Margão foi fixada nas Ruas 5, 6, 7 e 8 da Célula D de Olivais Sul, com início na Rua Cidade da Praia. É a  segunda maior cidade do estado de Goa.

A Praça Cidade de Dili fixada no Impasse DB e incluindo os impasses DB’, DB”, DB”’ da Célula D de Olivais Sul, também começa na Rua Cidade da Praia. Em 10 de outubro de 1769 substituiu Lifau como capital de Timor português em meados do séc. XVII e até 11 de agosto de 1769, tendo sido elevada a cidade em janeiro de 1864.  É hoje a  capital de Timor Lorosae.  Este topónimo encontra-se também em Vila Real, Chaves, Bragança, Valpaços, Gondomar, Matosinhos, Valongo, Coimbra, Santarém, Prior Velho, Loures, Ericeira, Amadora, Alcabideche, Santo André (Barreiro), Montijo, Évora e Beja.

Freguesia dos Olivais (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia dos Olivais
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

One thought on “Seis cidades e vilas da Guiné, Cabo Verde, Índia e Timor na toponímia de Olivais Sul

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s