As Escadinhas e a Rua da Senhora da Saúde contra a peste

As Escadinhas da Saúde em 1945 (Foto: Fernando Pozal Martinez, Arquivo Municipal de Lisboa)

As Escadinhas da Saúde em 1945
(Foto: Fernando Pozal Martinez, Arquivo Municipal de Lisboa)

As Escadinhas da Saúde e a Rua da Senhora da Saúde, hoje artérias integrantes da freguesia de  Santa Maria Maior, são topónimos que derivam da proximidade à Ermida da Senhora da Saúde, erguida no séc. XVI em honra de São Sebastião,  para combater a peste que grassava em Lisboa e que a partir de 1661 passou a ser Ermida da Senhora da Saúde.

A Ermida da Senhora da Saúde foi construída em 1505 mas dedicada a São Sebastião, mártir cristão padroeiro contra os males da peste, da fome e da guerra, por iniciativa dos artilheiros da guarnição de Lisboa, denominados bombardeiros, justamente em agradecimento por ajudar a debelar a peste que grassou na cidade.

Em 1570,  também em agradecimento por a epidemia não ter progredido mais o Senado dirigiu uma petição ao rei D. Sebastião para se realizar uma cerimónia religiosa, com toda a solenidade, desta feita já dedicada a Nª Sr.ª da Saúde e assim, em 20 de abril desse ano saiu a 1ª procissão de Nossa Senhora da Saúde, cuja imagem se encontrava então no oratório do Colégio dos Meninos Órfãos. Foi ainda nesse ano que se fundou a Irmandade da Senhora da Saúde, sediada no Colégio dos Meninos Órfãos, onde ficava guardada a imagem da padroeira. A procissão da Senhora da Saúde ganhou tradição, tanto mais que  o Senado da Câmara deliberou em  1572 que a procissão se realizasse todos os anos, na terceira quinta-feira do mês de Abril.

Em 1596 foi criada a paróquia de São Sebastião, na Mouraria, por desmembramento de Santa Justa e a Ermida ficou sede da paróquia. Depois, a sede de paróquia mudou  para a Igreja do Socorro, em 1646. E passados 17 anos, em 1661, as duas irmandades – artilheiros de S. Sebastião e Nª Srª da Saúde –  fundiram-se na Associação da Senhora da Saúde e de S. Sebastião e a Capela passou a ser de Nossa Senhora da Saúde, com a imagem da Senhora a ocupar o altar principal, à qual  Dom Pedro V conferiu a  dignidade de Capela Real, em 1861.

Escadinhas da Saúde -Freguesia de Santa Maria Maior (Foto: Sérgio Dias)

Escadinhas da Saúde -Freguesia de Santa Maria Maior
(Foto: Sérgio Dias)

As Escadinhas da Saúde, que ligam a  Rua da Mouraria à Rua Marquês de Ponte de Lima, enquanto topónimo resultaram de uma deliberação camarária de 17 de maio de 1906 e com esta denominação surgem na Planta Topográfica de 1910 de Júlio Silva Pinto e Alberto de Sá Correia. O seu traçado havia sido entregue à Câmara em 12 de dezembro de 1899, por António Caetano Macieira, que no seu terreno  pretendia construir uma escadaria para ligar a Rua da Mouraria à Rua Marquês Ponte de Lima.

Já a Rua da Senhora da Saúde só nasceu no final do séc. XX. Em 1991, a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), como Gestora do Plano de Recuperação Urbana do Martim Moniz, solicitou à Câmara a atribuição de nomenclatura própria aos arruamentos recentemente construídos na zona do Martim Moniz e assim, pelo Edital de 30 de abril de 1991 foi atribuída a denominação de Rua Martim Moniz  e ao arruamento compreendido entre a Rua Fernandes da Fonseca e a Rua Martim Moniz, coube a designação de Rua da Senhora da Saúde.

Todavia, passados 6 anos,  o Edital de 15 de dezembro de 1997 uniu as Ruas da Senhora da Saúde e Martim Moniz numa única artéria, sob a denominação Rua da Senhora da Saúde, e levou Martim Moniz a ser o topónimo da Praça adjacente.

Freguesia de Santa Maria Maior (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Santa Maria Maior
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

One thought on “As Escadinhas e a Rua da Senhora da Saúde contra a peste

  1. Pingback: Lisboa das Escadinhas, Escadas e Escadaria | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s