A Senhora da Glória em cinco topónimos próximos da Avenida da Liberdade

Rua da Glória em data entre 1898 e 1908 (Foto: Machado & Souza, Arquivo Municipal de Lisboa)

Rua da Glória em data entre 1898 e 1908
(Foto: Machado & Souza, Arquivo Municipal de Lisboa)

A Ermida de Nossa Senhora da Glória deu origem a 5 topónimos próximos do antigo Passeio Público (desde 1879 Avenida da Liberdade): a Calçada, Rua e Travessa da Glória, mais a Rua e a Travessa da Conceição da Glória, repartidos entre as freguesias de Santo António e da Misericórdia.

A Ermida de Nossa Senhora da Glória foi fundada em 1574 por Fernão Pais, na esquina dos arruamentos que ficaram conhecidos como Calçada da Glória e Rua da Glória. Cerca de 1626, aí se estabeleceram os Padres Irlandeses, do Seminário fundado em 1593. Em 1755, era proprietário da Capela D. Luís de Portugal da Gama, o 2º Conde da Vidigueira.

A Calçada da Glória, pertença das freguesias da Misericórdia e de Santo António, une a Praça dos Restauradores à Rua de São Pedro de Alcântara, e antes foi denominada Calçada de São Roque embora ainda antes do Terramoto de 1755 tenha passado a referenciar antes a Ermida de Nossa Senhora da Glória em vez da Igreja de São Roque, dado que na  «Descripção corographica das parrochias da cidade de lisboa com os lemites, ruas, becos e traveças, q’cada hua dellas tinha antes do terramoto do 1. de novembro de 1755;e também com o numero de fogos, q’ nellas existião» está inscrita a Calçada da Glória como uma artéria da «Fregª de S. Joze». Aliás, com data de 6 de maio de 1739, encontra-se um aviso do secretário de Estado, Pedro da Mota e Silva, dirigido ao vereador Jerónimo da Costa de Almeida para que providencie rapidamente a limpeza do sequeiro que vai de São Pedro de Alcântara até à Calçada da Glória (Chancelaria Régia, Livro 13º de consultas e decretos de D. João V do senado ocidental). Nesta Calçada foi inaugurado em 31 de outubro de 1884 o Elevador da Glória.

Todos os outros restantes arruamentos evocativos da Ermida da Senhora da Glória estão integrados na freguesia de Santo António.

A Rua da Glória, liga a Calçada da Glória à Rua da Conceição da Glória e terá sido inicialmente designada como Rua de Nossa Senhora da Glória. No séc. XIX, mas antes do nascimento da Avenida da Liberdade, também era conhecida como Rua da Glória ao Passeio [Público]. Nesta artéria existiram duas ermidas: a já referida Ermida de Nossa Senhora da Glória de 1574 e que se fixou na toponímia da zona, e a Ermida de Nossa Senhora da Pureza do Amor de Deus, fundada em 1581 pelo solicitador dos órfãos Manuel de Castro e sua mulher.

A proximidade a uma zona tão central da cidade terá também gerado alguns problemas já que um Requerimento de 1886 dos moradores do prédio números 41, 43 e 45 da Rua da Glória solicita a colocação de um urinol no arruamento assim como foi delineado por Augusto César dos Santos, Inspetor de Calçadas e Chefe da 2ª secção da Repartição Técnica da C.M.L., um alargamento da Rua da Glória junto à Calçada da Glória, para facilitar a volta de carruagens, com data de 24 de agosto de 1891.

Ainda na freguesia de Santo António encontramos a Travessa da Glória que liga a Avenida da Liberdade à Rua da Glória, a Rua da Conceição da Glória que une a Avenida da Liberdade à Rua das Taipas em resultado do Edital do Governo Civil de Lisboa de 05/08/1867 para denominar a antiga Rua da Conceição, e ainda a Travessa da Conceição da Glória que vai da Rua das Taipas à Rua da Mãe D’Água, fruto do Edital municipal de 08/06/1889 para renomear a Travessa da Conceição de Cima.

Freguesias de Santo António e da Misericórdia (Planta: Sérgio Dias)

Freguesias de Santo António e da Misericórdia
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

One thought on “A Senhora da Glória em cinco topónimos próximos da Avenida da Liberdade

  1. Pingback: Espelho Meu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s