Santa Maria da Luz em 4 artérias de Carnide

Freguesia de Carnide (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Planta: Sérgio Dias)

Carnide acolhe a Azinhaga, o Largo e a Travessa da Luz, bem como a Estrada da Luz que divide com São Domingos de Benfica, em homenagem a Santa Maria da Luz por mor de uma ermida ali erguida no séc. XV.

Largo da Luz - Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)

Largo da Luz – Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)

Segundo uma lenda, Nossa Senhora terá aparecido sucessivas vezes, aureolada de luz, a um natural de Carnide, de seu nome Pêro Martins, provavelmente da carreira das armas, prometendo livrá-lo do cativeiro e, recomendando-lhe que de regresso a Carnide erigisse na Fonte da Machada uma ermida dedicada a Santa Maria da Luz, cuja imagem encontraria perto daquele local. Pêro Martins acabou por ser libertado e regressado a Portugal em 1463 dirigiu-se às cercanias da Fonte da Machada e encontrou a imagem de Nossa Senhora da Luz, pelo que se empenhou em recolher as contribuições dos seus vizinhos, bem como a licença do Bispo de Lisboa, para construir a ermida, na qual a imagem foi solenemente entronizada no dia 8 de setembro de 1464.

D. Afonso V, o Bispo de Lisboa e alguns fidalgos fizeram logo parte da Irmandade da ermida. Pêro Martins foi nela sepultado em 14 de março de 1466. A ermida veio depois a ser anexada à igreja de São Lourenço de Carnide, cujo pároco ficou com o encargo de manter o culto e de dar continuidade às festividades religiosas em honra de Nossa Senhora da Luz, a 8 de setembro, as quais persistiram até aos nossos dias, tal como a Feira da Luz, realizada no Largo da Luz desde o século XVI.

Travessa da Luz - Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)

Travessa da Luz – Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)

Em 1862, quando Carnide pertencia à  Câmara Municipal de Belém, o Largo da Luz era designado como Praça da Luz. Em 1970, foram instaladas as primeiras cabines telefónicas do Largo e nos dias de hoje está contido entre a Estrada do Paço Lumiar, a Azinhaga das Carmelitas e a Estrada da Luz.

Azinhaga da Luz - Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)

Azinhaga da Luz – Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)

Na Planta Topográfica de Lisboa de 1908, de Júlio Silva Pinto e Alberto de Sá Correia, são referenciados o Largo da Luz, a Estrada da Luz, o Real Colégio Militar, a Quinta de Nossa Senhora da Luz e a Azinhaga da Luz. No entanto, a Azinhaga da Luz foi oficializada pelo Edital municipal de 4 de março de 1974  como o arruamento de ligação entre a Azinhaga do Serrado e a Azinhaga das Carmelitas.

A Estrada da Luz foi sendo alargada no decorrer dos tempos, mas sobretudo no período de 1915 a 1919, com a a edilidade  a comprar e permutar várias parcelas de terreno necessárias para o efeito, sendo que em 1919 Branca da Gonta Colaço e o seu marido, Jorge Colaço, cederam mesmo um terreno para o alargamento. Hoje, a Estrada da Luz vai da  Estrada das Laranjeiras à Avenida General Norton de Matos.

Já a Travessa da Luz, foi uma atribuição por Edital municipal de 9 de junho de 1928, à antiga Travessa das Bruxas, com o propósito de apagar um topónimo que deve ter sido considerado menos próprio. Em 1972 foi arborizada e ajardinada e hoje liga a Estrada da Luz à Rua Fernando Namora.

Estrada da Luz - Freguesias de Carnide e de São Domingos de Benfica (Foto: Sérgio Dias)

Estrada da Luz – Freguesias de Carnide e de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

 

Anúncios

3 thoughts on “Santa Maria da Luz em 4 artérias de Carnide

  1. Pingback: As Estradas e as Circulares da toponímia oficial de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: As quietas Travessas de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: Toponomenclatura do passado rural: as Azinhagas | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s