A Senhora da Boa-Hora no Bairro Alto

A Travessa da Boa-Hora, entre 1898 e 1908
(Foto: Machado & Souza, Arquivo Municipal de Lisboa)

A seiscentista Travessa da Boa-Hora no Bairro Alto deve o seu nome à Ermida de Nossa Senhora da Conceição e da Boa Hora,  fundada no séc. XVI, na esquina desta artéria com a Rua da Rosa e que foi destruída pelo Terramoto de 1755.

Freguesia da Misericórdia
(Foto: Mário Marzagão)

Luís Pastor de Macedo aponta que este arruamento seiscentista do Bairro Alto de São Roque, seria  «Nos meados do século XVI, esta (com mais probabilidades) ou a Travessa da Água da Flor seria a ‘traveça q vay da portaria de san roq pª a rua datalaia’. Em 1649 aparece pela primeira vez a Travessa da Boa-Hora e o Sítio de Nossa Senhora da Boa-Hora (…) Depois, até hoje, a travessa manteve sempre o mesmo nome».

A Travessa da Boa-Hora liga a Rua de São Pedro de Alcântara à Rua da Rosa e, segundo Norberto de Araújo, deriva da «Ermida de N. Senhora da Conceição e da Boa Hora que existiu à esquina da Rua da Rosa; o seu local perdeu-se».  Destruída pelo Terramoto de 1755, era o seu espaço ocupado na segunda metade do século XVIII por uma residência senhorial. No século XIX , foi morada da família Sousa Azevedo, viscondes de Algés, para depois, dos finais da centúria até 1910, ficar arrendado à Marcenaria Primeiro de Dezembro que produzia  mobiliário Arte Nova. Em 1912. tornou-se uma Escola Primária pública: as números 12 e 21 para o sexo masculino e para o sexo feminino. A Câmara Municipal de Lisboa adquiriu o edifício e desde 2005 passou a ser a Escola Padre Abel Varzim.

Sobre esta Travessa da Boa-Hora sabe-se também que aqui faleceu na sua residência o municipalista Henriques Nogueira em 23 de janeiro de 1858; que em 1886 a Câmara Municipal procedeu à reparação do pavimento desta Travessa, bem como que  no nº 3 existiu a casa de pasto O Tacão, onde no final do séc. XIX e início do séc. XX os atores Telmo e Cardoso do Ginásio vinham cear depois do espetáculo.

Freguesia da Misericórdia
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s