A Senhora da Arrábida de azulejos

Registo de azulejos com a Senhora da Arrábida, na Rua da Arrábida
(Foto: Eduardo Portugal, 1945, Arquivo Municipal de Lisboa)

Na freguesia de Campo de Ourique estão sediadas uma Rua e uma Travessa da Arrábida cujo topónimo parece derivar de um registo de azulejos de Nossa Senhora da Arrábida existente na Rua da Arrábida.

Segundo Norberto de Araújo, a Rua da Arrábida é do século XVIII e deve o seu nome ao painel de azulejos que representa a Nossa Senhora da Arrábida, incrustado na frontaria do prédio que ostenta o número 71.

Na descrição paroquial da Freguesia de Santa Isabel, redigida após o Terramoto sobre as existências anteriores à catástrofe, a Rua da Arrábida já é mencionada. Ao certo sabe-se que a Freguesia foi criada em 14 de maio de 1741, e que «Esta freguezia fica no suburbio da cidade de Lisboa, a cujo Patriarchado pertence», conforme se pode ler nas memórias paroquiais de  26 de março de 1758 escritas pelo Reitor  da Paróquia, Felisberto Leitão de Carvalho.

Nesta artéria que liga a Rua Dom Dinis à Rua Silva Carvalho, morou no nº 7 o escultor Delfim Maya (1886 – 1978); no nº 38 abriu em 1949 a já extinta Aveirense – Fábrica de Salsicharia Fina e Conservas de Carne; foi construído em 1892 o palacete do visconde de Semelhe nos nºs 40-42; e esteve durante alguns anos e até 18 de agosto de 1956, no nº 70, a segunda sede da Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo.

Já a Travessa da Arrábida foi constituída por um troço da Rua da Arrábida (prédios com os nºs 9 e 11)  e um troço da Rua de São Joaquim ( prédio com os nºs 2 – 2A e 2B), conforme deliberação camarária de 23 de agosto de 1922,  publicitada pelo Edital de  17/10/1924, por referência à Rua da Arrábida onde se inicia.

Freguesia de Campo de Ourique (Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s