A Rua de Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Freguesia de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

Pelo menos desde o séc. XIV que a invocação de Nossa Senhora do Amparo se regista em Benfica, tendo-se tornado topónimo lisboeta a pedido da Junta de Freguesia da Benfica, através do Edital municipal de 8 de fevereiro de 2001.

Esta artéria que une a Avenida Grão Vasco à Rua Olivério Serpa fixa na memória da cidade o orago da Igreja paroquial de Benfica que é Nossa Senhora do Amparo. Um templo mais antigo (podem ter existido dois ou três, contando com o que hoje vemos), existia pelo menos desde o século XIV, com a mesma invocação de Nossa Senhora do Amparo, no sítio do Tojal, pois em 1391 foi então doado ao mosteiro lisboeta do Salvador, pelo bispo do Porto, D. João Esteves. Em 1586 foi instituída a Irmandade de Nossa Senhora do Amparo. Em 1620, um documento mostra-nos que a paróquia  de Nossa Senhora do Amparo estava instalada numa ermida ou numa igreja, situada no local onde se ergueu o templo atual, construído entre 1750 e 1809, sobre o chamado Adro da Igreja, que ainda existia em 1863.

Segundo um outro documento conservado no arquivo paroquial, foi a 10 de dezembro de 1809 que se iniciaram as cerimónias da sagração da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, as quais se prolongaram até à festa da Padroeira, no dia 18 de dezembro. Contudo, as obras continuaram, sendo que entre 1811 e 1813 procedeu-se ao arranjo do guarda-vento e em 1840, ergueu-se a torre do lado nascente e nela se montou um relógio em 1923.

Freguesia de Benfica
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s