Os novos 26 topónimos dados de 25 de Abril de 1974 até às eleições autárquicas de 1976

O Bairro das Mulheres de 1976, com mais topónimos em 1978 – Freguesia de Carnide

Após o 25 de Abril, a Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa deu parecer favorável à atribuição de 23 novos topónimos que assim se estabeleceram em  23 arruamentos novos, a partir dos pareceres que deu no período compreendido entre 5 de março de 1975 a 22 de julho de 1976, ou seja, antes das primeiras eleições autárquicas pós 25 de Abril, em 12 de dezembro de 1976.

Na reunião de 5 de março de 1975 , acolheu a sugestão da Liga dos Bombeiros Portugueses para a atribuição de uma Avenida dos Bombeiros Voluntários mas antes como Avenida dos Bombeiros, já que «para não ferir susceptibilidades, deverá prestar-se homenagem conjunta.» Também avançou com o Largo Maria Isabel Aboim Inglês,  na «Praceta da Rua de Pedrouços, situada nas proximidades do local onde viveu a falecida educadora» para evitar alterar  o topónimo Rua de Pedrouços – onde vivera a homenageada- , ou a Rua Nova do Loureiro – onde nascera -, conforme propunha o Movimento Democrático das Mulheres Portuguesas. Ainda nesta reunião concordou-se com uma alteração: a da Rua António Ferro para Rua Luís de Freitas Branco.

Em 22 de julho de 1975, a reunião seguinte, a partir do pedido dos moradores no Impasse I à Azinhaga da Fonte, a Comissão sugeriu para o efeito que ficasse denominada como Rua Julião Quintinha.  De igual forma, foi favorável ao topónimo Rua da República da Bolívia,  para retribuir  o arruamento Calle República de Portugal dado pela Municipalidade de La Paz, assim como com o Largo Castro Soromenho para dar resposta à Escrivania municipal que solicitava nomenclatura própria para o largo adjacente à Rua Cidade de Tete. Foram ainda indicados mais  7 novos topónimos: a Avenida Afonso Costa, a Avenida Bernardino Machado e a Praça Machado Santos (que não foram executados no local sugerido), a Rua Alfredo Guisado, a Rua Ferreira de Castro e a Rua da Horta Nova.

Finalmente, na reunião de 15 de junho de 1976 a Comissão deu parecer favorável a uma sugestão da Caixa de Previdência do Ministério da Educação Nacional para consagrar o  Professor Santos Lucas, sugerindo que ficasse na  «Rua C à Avenida do Uruguai, situado nas imediações da Rua Doutor José Batista de Sousa e da Praça Professor Santos Andrea, outro notável matemático», na freguesia de Benfica.

De igual modo, sugeriu mais três topónimos para se juntarem a Maria Veleda no que viria a ser conhecido como o «Bairro das Mulheres», por ser o primeiro bairro de Lisboa com toponímia exclusivamente feminina. Maria de Lourdes Pais Guerreiro da Franca encabeçara uma petição com algumas dezenas de assinaturas para integrar Maria Veleda na toponímia de Lisboa e a Comissão de Toponímia juntou os nomes de  Ana de Castro Osório,  Adelaide CabeteGuiomar Torresão, para a urbanização da Quinta dos Condes de Carnide, designada por UNOR 36.

E por último, nessa mesma reunião a Comissão sugeriu 11 novos topónimos para dar resposta à EPUL – Empresa Pública de Urbanização de Lisboa e aos  arruamentos que esta construíra no Restelo. E assim, «considerando que os arruamentos da zona do Restelo têm sido reservados quase exclusivamente para a consagração das figuras ligadas à história dos Descobrimentos», a Comissão indicou os navegadores Alvisse Cadamosto, Diogo de Silves,  Diogo de Teive, Gonçalo de Sintra, João Dias, Pedro de Sintra, Vicente Dias, o missionário Padre Bento de Góis e os bandeirantes António Raposo Tavares, Luís Pedroso de Barros  e Luís Castanho de Almeida.

Topónimos do Restelo de 1976 – Freguesia de Belém
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s