A Rua Nova dos Mercadores no Parque das Nações

Freguesia do Parque das Nações
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua Nova dos Mercadores na Freguesia do Parque das Nações,  herdada por Lisboa da Expo 98, evoca a importância do comércio e dos mercadores nos Descobrimentos Portugueses e repete um topónimo lisboeta de finais do séc. XIII.

Com a realização da Expo 98, subordinada ao tema Os oceanos: um património para o futuro, foram nomeados os arruamentos do evento com topónimos ligados aos oceanos, aos Descobrimentos Portugueses, aos aventureiros marítimos da literatura e banda desenhada mundial, a figuras de relevo para Portugal, a escritores portugueses ou obras de sua autoria e ainda alguns ligados à botânica. Com o fim da Exposição e a reconversão da zona em Parque das Nações e a transmissão deste território para o concelho de Lisboa foram oficializados pela edilidade alfacinha 103 topónimos, através do Edital de 16/09/2009, onde estava incluída esta Rua Nova dos Mercadores. Mais tarde, pelo Edital municipal de 06/05/2015, Lisboa oficializou mais 60 topónimos resultantes de ter recebido o território do Parque das Nações Norte.

Esta Rua Nova dos Mercadores, que liga a Rua Finisterra à Rua dos Argonautas, evoca a importância do comércio e dos mercadores nos Descobrimentos Portugueses, os quais aliás tiveram como importante motivação encontrar rotas comerciais alternativas, sobretudo para as especiarias, cujos nomes também serviram para topónimos da Expo 98: a Rua da Pimenta e as Travessas do Açafrão, da Canela, do Gengibre e da Malagueta.

Por outro lado, este topónimo repete a antiga Rua Nova dos Mercadores que foi rasgada em finais do século XIII pelo interior e a par com a extensão da muralha de Lisboa, cumprindo a função tradicional das cidades portuárias portuguesas com ruas que, por trás da frente de praia-porto, catalisavam e orientavam o crescimento urbano.

Freguesia do Parque das Nações
(Planta: Sérgio Dias)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s