Uma dúzia de Rotundas lisboetas

Rotunda de Pina Manique – Freguesia de Benfica
(Foto: José Carlos Batista)

Lisboa comporta na sua toponomenclatura 12 Rotundas, tendo 11 sido atribuídas pela edilidade no séc. XXI e apenas uma no séc. XX, confirmando o aumento do tráfego automóvel na cidade mas também a crescente falta de arruamentos novos.

Palavra originária do latim, rotunda é uma praça de forma circular, onde desembocam várias ruas e o trânsito circula em sentido giratório, como acontece com a Praça Marquês de Pombal, embora na época da sua atribuição – a deliberação de Câmara é de 6 de maio de 1882 – não se usasse este termo para arruamentos do tecido urbano, nem mesmo para a intersecção de estradas.

Rotunda Pupilos do Exército – Freguesia de São Domingos de Benfica
(Foto: Sérgio Dias)

A primeira Rotunda de Lisboa é a  Rotunda das Olaias, fixada pelo Edital de 22 de abril de 1983 ( Freguesias da Penha de França, do Areeiro e do Beato) para oficializar o nome pelo qual já era vulgarmente designada,  sendo que  naquele local existiu antes a Quinta das Olaias cuja memória permanece no topónimo da Rotunda.

Também como oficialização do nome pelo qual era conhecida foi atribuída pela Edital de 30 de janeiro de 2009 a Rotunda de Pina Manique  ( Freguesia de Benfica), na confluência da Estrada da Portela, Estrada de Monsanto, Estrada do Calhariz de Benfica e Alto do Boavista, derivando o seu nome da  proximidade ao Estádio de Pina Manique do Casa Pia Atlético Clube.

Ainda em 2009, pelo Edital de 24 de setembro, nasceu a Rotunda Pupilos do Exército ( Freguesia de São Domingos de Benfica ), através da qual a Câmara Municipal de Lisboa se associou ao centenário do Instituto que se comemorava em 2011, cumprindo assim o desejo formulado pela Associação dos Pupilos do Exército, com a atribuição do seu nome a uma rotunda próxima das suas instalações e procedendo à inauguração oficial do arruamento em 25 de maio de 2011, data precisa do Decreto-Lei de 1911  que fez nascer os Pupilos do Exército.

Rotunda das Oliveiras – Parque das Nações
(Foto: Sérgio Dias)

A integração do território que fora da Expo 98 no concelho de Lisboa permitiu o acrescento de mais 4 Rotundas à cidade. Pelo 1º Edital que oficializou 102 topónimos de parte do território da Expo 98, de 16 de setembro de 2009, Lisboa passou a contar com a Rotunda da Expo 98 e a Rotunda dos Vice-reis.  Com a passagem de mais território do Parque das Nações para a alçada da edilidade lisboeta mais 60 topónimos foram oficializados pelo Edital municipal de 6 de maio de 2015, nos quais se incluem duas Rotundas: a Rotunda do Parque e a Rotunda das Oliveiras. Ainda no espaço da Freguesia do Parque das Nações, foi atribuída este ano, pelo Edital de 20 de janeiro,  a Rotunda República Argentina, a pedido do Embaixador argentino, por ocasião das comemorações dos 200 anos da Independência desta República.

Por outro lado, a crescente falta de novos arruamentos na cidade de Lisboa conduziu também a que se usassem rotundas como forma prestigiada de homenagear figuras nacionais. Assim aconteceu com a  Rotunda à Avenida Doutor Alfredo Bensaúde na Freguesia dos Olivais, que por Edital de 10 de novembro de 2016 passou a ter topónimo  –  Rotunda Matilde Bensaúde – , homenageando a bióloga  (1890 – 1969), especialista em fitopalogia, que em 1920 foi a única mulher entre os fundadores da Sociedade Portuguesa de Biologia, colocando-a na proximidade da Avenida que já perpetuava o seu pai. Também em 2016, pelo Edital de 7 de Abril, nasceu a Rotunda Almirante Pinheiro de Azevedo, na Freguesia de Santa Clara, para homenagear o militar que foi o Primeiro-Ministro do VI Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974. Outro militar de Abril foi perpetuado também numa rotunda, mas desta feita na Freguesia do Lumiar, com a Rotunda Coronel Vítor Alves, pelo Edital de municipal de 17 de março de 2017. Finalmente, ainda na Freguesia do Lumiar, junto à Avenida Álvaro Cunhal, está a Rotunda António Dias Lourenço, seu camarada e amigo, desde a publicação do Edital de 21 de Abril de 2017.

Freguesia de Santa Clara
(Foto: Sérgio Dias)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s