Os Arcos oficiais de Lisboa

Arco de Jesus, na década de dez do séc. XX
(Foto: Joshua Benoliel, Arquivo Municipal de Lisboa)

Na toponímia oficial da Câmara Municipal de Lisboa ainda existem 7 artérias com a nomenclatura de Arcos, todos em freguesias mais antigas da cidade, as que nasceram com a cidade medieval, já que muitos desses arcos são vestígios das antigas portas das muralhas de Lisboa.

Arco deriva do latim arcus, para designar uma obra de arquitetura com abóbada curva sobre pilares verticais e foram os romanos que que o divulgaram no decorrer da sua política expansionista de conquista e ocupação de outros territórios, apesar de não serem os seus criadores mas terem aprendido como fazê-lo com os etruscos.

Os 7 arruamentos que possuem essa toponomenclatura, estão 5 na Freguesia de Santa Maria Maior, um em São Vicente e um repartido pelas freguesias de Santo António e da Misericórdia.

Arco das Portas do Mar em 1965
(Foto: Armando Serôdio, Arquivo Municipal de Lisboa)

Arco das Portas do Mar ( Santa Maria Maior ) faz referência a uma das portas da muralha (da Cerca Moura), a Porta Nova do Mar.

O Arco de Jesus ( Santa Maria Maior ), cuja denominação provém de uma imagem do Menino Jesus colocada sobre o fecho do arco, pelo lado inferior,  já existiria com este nome em 1627 e correspondia à Porta da muralha da Cerca Moura, onde segundo o Padre Castro, embora não o prove, a cidade foi invadida pelos cruzados que auxiliaram D. Afonso Henriques na tomada de Lisboa aos mouros.

O Arco do Rosário ( Santa Maria Maior ) fez parte integrante da antiga Cerca Moura e foi reaproveitado para ser uma das 34 portas da cerca nova, denominada de D. Fernando. Antes foi a Porta da Judiaria e passou a Arco do Rosário porventura devido a uma capelinha onde se venerava Nª Srª do Rosário, localizada no cimo do arco, mas que entretanto desapareceu.

O Arco Escuro ( Santa Maria Maior )  fazia parte da Cerca Moura de Lisboa e quiçá, terá sido a primeira serventia rasgada na muralha, pois já o cruzado R. (vulgarmente conhecido como Osberno) a ele se referiu na sua carta onde relata a conquista de Lisboa  por Afonso Henriques e os cruzados. Este Arco também foi vulgarmente conhecido por Postigo da Rua das Canastras, Arco do Armazém Velho ou ainda Arco de São Sebastião.

Arco da Conceição ( Santa Maria Maior ) que se apresenta em túnel com um escadinha apertada e íngreme tem no seu interior um oratório a Nossa Senhora da Conceição de onde advém o topónimo cuja denominação foi fixada  em 1822.  Antes também se denominou Passadiço de Gaspar Pais (1657), Passadiço que sobe da Ribeira para as Cruzes da Sé (1676), Passadiço da Ribeira (1755), Passadiço da Ribeira Velha (1801), Arco da Senhora da Conceição (1804) e Passadiço da Conceição (1807).

O Arco Grande de Cima ( São Vicente ) terá sido o Arco Grande e segundo Norberto de Araújo, « Êste Arco foi erguido em 1808, um pouco adiante do sítio onde se rasgava desde 1373-1375 a Porta ou Postigo de S. Vicente, da Cerca (nova) de D. Fernando. Ligava esse Arco o Convento às suas quintas e jardins, e hoje faz ligação ao Liceu (antigos Paços Patriarcais) à cerca-recreio dos alunos e que atrás vimos.» 

Finalmente, o Arco do Evaristo ( Santo António e Misericórdia ) tem uma origem ainda não esclarecida. Situado na zona do Alto do Penalva ou do Marquês de Penalva, que ali morou, poderá estar ligado à informação que Luís Pastor de Macedo dá de «(…) Nos verbetes da Câmara Municipal declara-se que esta serventia pública [Alto do Penalva] se denominou também pátio da Evarista o que ainda não achámos confirmado por qualquer outra via.»

Existem mais 14 topónimos em Lisboa que incluem Arco mas a sua toponomenclatura é de beco, escadinhas, rua e travessa.

Arco do Evaristo em 1945
(Foto: Eduardo Portugal, Arquivo Municipal de Lisboa)

 

Anúncios

One thought on “Os Arcos oficiais de Lisboa

  1. Pingback: A toponímia das ruas que não o são | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s