Paul Choffat da Carta Geológica Portuguesa de 1899 numa Rua da Cidade Universitária

Freguesia de Alvalade

Passados 90 anos sobre a morte do Paul Choffat, que realizou a Carta Geológica de Portugal de 1899,  foi este  geólogo suíço homenageado numa rua da Cidade Universitária, concretamente na Rua Interior da Alameda de Universidade entre a Avenida Prof. Aníbal Bettencourt e a Avenida Professor Gama Pinto, com início na Rua Branca Edmée Marques, pelo Edital de 16/09/2009.

O mesmo Edital atribuiu nesta zona da Cidade Universitária os nomes de mais três investigadores com a Rua Profª Teresa Ambrósio, a Rua Branca Edmée Marques e a Rua António Aniceto Monteiro.

Paul Choffat cerca de 1919

Léon Paul Choffat (Porrentruy/14.03.1849 – 06.06.1919/Lisboa) foi um geocientista formado pela Escola Politécnica Federal de Zurique onde foi professor de Geologia e Paleontologia Animal ao mesmo tempo que era docente na Faculdade de Medicina, salientando-se como  geólogo de campo, paleontólogo e estratígrafo, e que na Geologia de Portugal se tornou um vulto incontornável, desde que em 1878 visitou o nosso país a convite de Carlos Ribeiro e aqui se fixou desde então, trabalhando na Comissão dos Serviços Geológicos a partir de 1883.

Para a geologia portuguesa o seu contributo soma vários trabalhos de geologia aplicada, nomeadamente sobre as águas minerais das regiões mesozóicas e estudos sobre as placas tectónicas do país, sendo de destacar o levantamento da carta geológica do país que realizou e publicou em 1899, a 2ª de Portugal,  substituindo a que tinha sido publicada em 1876 por Carlos Ribeiro e Nery Delgado, para além de ter concluído três estudos gerais (um sobre o jurássico, em 1880, e dois outros sobre o cretáceo, em 1885 e 1900). Entre as suas numerosas e diversificadas publicações, uma das mais significativas é Essai sur la tectonique de la chaîne de l’Arrabida (1908) que ainda hoje é obra de referência.

Choffat era membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e de inúmeras academias e sociedades científicas, tendo recebido de entre as inúmeras distinções, a atribuição do título de Doutor Honoris causa pela Universidade de Zurique, em 1892. O seu nome ficou ainda em inumeráveis táxones que lhe foram dedicados em 1894, 1898, 1903, 1905, 1908, 1958, 1961, 1969, 1970, 1971, como Choffatia ou Paulchoffatiinae.

Freguesia de Alvalade
(Planta: Sérgio Dias | NT do DPC )

Anúncios

2 thoughts on “Paul Choffat da Carta Geológica Portuguesa de 1899 numa Rua da Cidade Universitária

  1. Pingback: A Rua da primeira catedrática de Química, Branca Edmée Marques | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s