A Avenida da Muito Notável Vila da Praia da Vitória em 11 de agosto de 1829

Freguesias das Avenidas Novas e de Arroios
(Foto: Sérgio Dias| NT do DPC)

Muito Notável Vila da Praia da Vitória, conforme o título que lhe foi concedido por Carta Régia de 12 de janeiro de 1837, em reconhecimento por ter tomado partido pelas tropas liberais contra a esquadra absolutista de D. Miguel, em 11 de Agosto de 1829, contribuindo assim para a vitória dos liberais de D. Pedro, está perpetuada em Lisboa desde a publicação do Edital municipal de 28 de junho de 1906, nas Avenidas Novas de Ressano Garcia junto à Praça que homenageia o chefe militar de D. Pedro, o Marechal Saldanha.

Este topónimo nasceu como Avenida da Praia da Vitória mas a partícula «da» foi suprimida em 1951, a partir de um parecer da Comissão Municipal de Toponímia de 13 de abril que o  Vice-Presidente da edilidade homologou no dia 16. Também a sua dimensão inicial ia da Rua de Dona Estefânia à Praça Duque de Saldanha, tendo a partir de 1945 sido ampliada até à Avenida 5 de Outubro.

A Ilha Terceira (Açores) está dividida em  dois  concelhos, sendo Praia da Vitória a sede do concelho mas a sua colocação na toponímia lisboeta mais do que uma referência de geografia regional radica numa homenagem ao apoio dado a D. Pedro contra D. Miguel em 1829. Aliás, a Avenida Praia da Vitória aquando da sua atribuição – 1906 – desembocava na Praça Duque de Saldanha que assim era designada desde 22 de agosto de 1902, em homenagem ao Marechal Saldanha, o chefe do Estado-Maior do Exército de D. Pedro, substituindo o anterior nome de Praça Mouzinho de Albuquerque.

Refira-se que os outros dois topónimos lisboetas que claramente celebram a vitória liberal de D. Pedro sobre o absolutista D. Miguel também se encontram juntos numa mesma zona da cidade desde o último quartel do séc. XIX, desaguando um no outro: a Avenida 24 de Julho que arriba à Praça do Duque da Terceira. A primeira nasceu como Rua em 13 de setembro de 1878 e em 22 de outubro de 1928 passou a Avenida, enquanto a Praça Duque de Terceira passou a ser a nova denominação da Praça dos Remolares ou Romulares pelo Edital municipal de 28 de dezembro de 1889.

Freguesias das Avenidas Novas e de Arroios
(Planta: Sérgio Dias| NT do DPC)

One thought on “A Avenida da Muito Notável Vila da Praia da Vitória em 11 de agosto de 1829

  1. Pingback: A Rua Laura Alves do Monumental | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.