Da Estrada para Carnaxide até à Rua da Buraca

Freguesia de Benfica
(Foto: Sérgio Dias| NT do DPC)

A partir do séc. XVIII a freguesia de Benfica ganhou novos lugares com os nomes de Buraca, Alfarrobeira, Borel, Calhau, Feiteira, Pedralvas, Porcalhota, Venda Nova e desse lugar da Buraca nascerá em 1954 a Rua da Buraca.

Este arruamento antigo era vulgarmente conhecido por Estrada para Carnaxide. Após a implantação da República, o Edital municipal de 14/05/1917 denominou-a Avenida 14 de Maio, em homenagem à revolta ocorrida dois antes em Lisboa, levada a cabo por um conjunto de militares numa tentativa de reposição da Constituição de 1911, tendo Manuel de Arriaga demitido-se da presidência da República. Vinte anos mais tarde, o Edital de 19/08/1937 alterou a designação de Avenida 14 de Maio para Avenida Coronel Galhardo; porém, a abertura de novos arruamentos em 1954 no Vale Escuro proporcionou uma oportunidade de homenagem conjunta a diversos militares e o topónimo migrou para lá, para a «Avenida debaixo da ponte», como Avenida Coronel Eduardo Galhardo, sendo a artéria da freguesia de Benfica crismada então como Rua da Buraca, a ligar a Estrada da Circunvalação à Estrada da Buraca, tudo pela publicação do Edital de 23 de março de 1954.

O sítio da Buraca originou também na freguesia de Benfica a Estrada da Buraca, topónimo referenciado desde a 2ª metade do séc. XVIII por aí terem adquirido uns chãos Pedro Caetano Brum Pimentel e D. Mariana Catarina de Pastori, propriedade esta que em 1873 estava na posse de José Maria Pastori e já era conhecida por Quinta da Buraca ou Quinta do Bom Pastor. Também foi esta Estrada da Buraca que em 1771 recebeu um chafariz abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres da autoria de Reinaldo Manuel dos Santos.

Freguesia de Benfica
(Planta: Sérgio Dias| NT do DPC)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s