Absolutos Beguinos ou Beguinhos num Beco de São Vicente

Freguesia de São Vicente
(Foto: Sérgio Dias| NT do DPC)

O Beco dos Beguinhos  já existia na Freguesia de São Vicente antes do Terramoto de 1755, então denominado Beco dos Beguinos, sendo controversa a origem do topónimo.

Consideremos que Beguino  significa devoto, beato e que no séc. XIII existiu uma seita religiosa com este nome, que acabou sendo considerada herética, tendo os seus  seguidores sido excomungados pelo Concílio de Viena de 1312 e ainda,  perseguidos pela Inquisição, principalmente em França e na Alemanha, devido ao seu espírito livre, antidogmático e pelos seus costumes, considerados dissolutos à época. Em Portugal também foram contestados e a palavra Beguino chegou mesmo a ter a conotação de hipócrita, pelo que, eventualmente, poderia ter dado azo ao nome do Beco.

Mas também existe a hipótese do olisipógrafo Gomes de Brito. O criador dos estudos toponímicos lisboetas defende que se trata do Beco dos Beguinos, e não Biguinos como no séc. XVI ou Biguinhos ou até  Beguinhos,  por assumir a a explicação de Viterbo no seu Elucidário de que o termo viria do inglês begging que significa pedir, mendigar e como tal corresponderia ao beco dos pedintes ou dos penitentes mas sem ligação a nenhum voto.

Gomes de Brito refere ainda que em 1565, um códice do arquivo camarário, dá nota de aí ter residido um tal Luiz,  Begino ou Beguino de alcunha ou de apelido, que  eventualmente poderia  ter dado nome ao local por ter sido o primeiro proprietário da viela.

Freguesia de São Vicente
(Planta: Sérgio Dias| NT do DPC)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s