O Fado na toponímia de Lisboa

No dia 27 deste mês passam já seis anos sobre a data em que o Fado foi reconhecido como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, pelo que o nosso mote de novembro é O Fado na Toponímia de Lisboa.

Neste tema já publicámos artigos dos seguintes topónimos
de fadistas: Jardim Amália Rodrigues, Rua Berta CardosoRua Fernando FarinhaRua Fernando Maurício, Rua Lucília do Carmo, Rua Maria Albertina, Rua Maria Alice, Rua Maria Teresa de Noronha, Jardim Tristão da Silva;
de guitarristas: Rua Armandinho;
de compositores de fado: Rua Filipe Duarte, Rua Jaime Mendes, Rua Nóbrega e Sousa;
e de letristas de fado: Rua João Linhares Barbosa e Rua Vasco de Lima Couto.

A estes acresce a Rua do Capelão, na Mouraria, onde viveu e faleceu a Severa, nasceu Fernando Maurício e é o lugar de um monumento que representa uma guitarra portuguesa, intitulado Mouraria – Berço do Fado. De igual modo, já abordámos a Rua da Graça e o Pátio do Carrasco, onde morou a Severa, assim como o Campo Grande onde residiu no palacete do último Conde de Vimioso. Também já aludimos à Rua Alfredo Duarte (Marceneiro), assim como o Largo de Santo Antoninho, na Bica, onde se encontra uma lápide comemorativa de Ti Alfredo  ali ter cantado na noite de 30 de junho de 1971, com 83 anos de idade, tal como aconteceu com a Rua Hermínia Silva, na Ajuda e com a Rua da Esperança, na Madragoa, onde no nº 146 uma placa assinala que ali a fadista se estreou profissionalmente em 1926 ali, no então Cine-Esperança (hoje, Museu da Marioneta). Por último, também já abordámos a Rua da Bica de Duarte Belo, em cujo nº 45 o fadista Manuel de Almeida  viveu a maior parte da sua vida, no  1º andar.

Cabe ainda no Fado a Rua Dr. Júlio Dantas, que escreveu A Severa (1901), peça exibida no São Luiz e que em 1931 serviu de base ao 1º filme sonoro português, de Leitão de Barros.

 

One thought on “O Fado na toponímia de Lisboa

  1. Pingback: Património Cultural lisboeta na toponímia alfacinha | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.