O Arraial de Belém no Largo Luís Alves Miguel

Freguesia de Belém

Em Belém, no Largo que tem o nome de uma glória da natação do Clube Sportivo de Pedrouços – o Largo Luís Alves Miguel – decorre até amanhã o Arraial de Belém, organizado por esta coletividade no âmbito das Festas de Lisboa 2019, com sons de música popular.

A completar 100 anos no próximo dia 19 de agosto, o Clube Sportivo de Pedrouços continua a dedicar-se a modalidades que a proximidade ao Tejo sempre despoletaram como a natação e a vela, com organização de regatas, para além de outras e de diversas atividades de lazer como nesta época dos Santos Populares.

O Largo Luís Alves Miguel foi atribuído por Edital municipal de 29 de janeiro de 1979, no âmbito das comemorações do 60º aniversário do clube e a pedido da própria associação. Localiza-se esta artéria e topónimo na antiga praceta contida  entre a Rua da Praia de Pedrouços, Travessa do Forte da Areia e Rua Fernão Mendes Pinto, logo junto à Rua de Pedrouços e como tal, perto do Club Sportivo de Pedrouços, para homenagear o seu sócio Luís Alves Miguel (30.06.1900 – 05.02.1977), que foi também seu atleta na natação e no pólo aquático, assim como durante grande parte da sua vida foi seu instrutor de natação na piscina do clube, equipamento que tem também o seu nome.

Luís Alves Miguel foi campeão e recordista nacional em natação, somando inúmeras medalhas de prata e uma de ouro pela Travessia de Lisboa em 12.000 m em 30 de agosto de 1925.

Freguesia de Belém

© CML | DPC | NT | 2019