A Rua de Nossa Senhora da Encarnação na Ameixoeira

Freguesia de Santa Clara
(Foto: Sérgio Dias)

A Rua de Nossa Senhora da Encarnação, orago da Igreja Paroquial da Ameixoeira, nasceu em 1990 por sugestão da então Junta de Freguesia da Ameixoeira.

Foi pelo Edital de 1 de agosto de 1990 que a Rua A do Plano de Urbanização da Quinta da Torrinha à Ameixoeira se passou a denominar Rua de Nossa Senhora da Encarnação, ligando a Azinhaga da Torrinha à Rua Brunilde Júdice. Desde a reforma administrativa de 2012 que esta artéria integra a Freguesia de Santa Clara.

Freguesia de Santa Clara – Placa Tipo II
(Foto: Sérgio Dias)

Sem equívocos, este topónimo fixa a invocação de  Nossa Senhora da Encarnação, a da paroquial da Ameixoeira, que desde 1990 é Imóvel de Interesse Público. Desde a cristianização do sítio da Ameixoeira que a Confraria de Nossa Senhora do Funchal e Encarnação mantinha aqui a igreja e o seu capelão. A anexação à freguesia do Lumiar durava desde 1266 e foi por pedido dos moradores que foi conseguida a desanexação e criada a freguesia da Ameixoeira, por bula do papa Paulo III, em 4 de abril ou em 16 de outubro de 1541, com sede na ermida conhecida primeiro por Nossa Senhora do Funchal da Ameixoeira e depois, por Nossa Senhora da Encarnação.

A Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, sita na Estrada da Ameixoeira, é uma construção do séc. XVI mas que na 2ª metade do séc. XVIII recebeu grandes obras.

De 1852 a 1885 esteve a freguesia da Ameixoeira integrada no concelho dos Olivais, após o que voltou ao concelho de Lisboa em 18 de julho de 1885. Ainda em Lisboa, passou esta freguesia em 2012 a designar-se Santa Clara, por mor da antiga Quinta de Santa Clara , que foi reconstruída de 1927 a 1938.

Freguesia de Santa Clara
(Planta: Sérgio Dias)