A Canção do Mar original, por Carlos Fernando

A Canção do Mar, com letra de  Frederico de Brito e música de Ferrer Trindade, foi concebida à volta do ano de 1953 e originalmente foi cantada por Carlos Fernando, membro de um conjunto musical da Linha de Cascais. Foi assim que chegou a um programa da manhã do Rádio Clube Português.

Em 1954 estava em Lisboa o realizador francês Henry Vernueil a rodar parte do seu Os Amantes do Tejo e convidou Amália a participar com um pequeno papel e cantando dois fados: uma versão suave e inócua de Mãe Preta do brasileiro Caco Velho com o título de Barco Negro, e a Canção do Mar mas com uma nova letra realizada por David Mourão-Ferreira, intitulada Solidão, versão que não se tornou popular e a Canção do Mar original é que seguiu caminho sendo alvo de versões dos brasileiros Agostinho dos Santos (1956) e Almir Ribeiro (1957).

Letra da Canção do Mar de Frederico de Brito:
Fui bailar no meu batel
Além no mar cruel
E o mar bramindo
Diz que eu fui roubar
A luz sem par
Do teu olhar tão lindo
Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração
Se eu bailar no meu batel
Não vou ao mar cruel
E nem lhe digo aonde eu fui cantar
Sorrir, bailar, viver, sonhar…contigo