O largo do médico português que identificou o HIV2

No Dia Mundial de Luta Contra a Sida evocamos o médico José Luís Champalimaud, cuja memória Lisboa guarda num largo das Avenidas Novas  e, que se distinguiu na identificação do segundo retrovírus humano da Sida (HIV2), tendo sido também sócio fundador da Abraço e da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida.

Aliás, recorde-se que foi a Direção da Abraço que solicitou à autarquia lisboeta a inclusão do nome deste investigador na praceta situada nas traseiras dos lotes 7 a 11 da Zona C do Empreendimento PER do Rego,  o que foi concretizado pelo Edital de 16.02.2005 e com cerimónia de inauguração oficial no primeiro dia de Dezembro desse mesmo ano.

José Luís Antunes Feio Terenas Champalimaud (Angola – Huambo 15.09.1939 – 26.11.1996/Lisboa) foi um médico, investigador e professor de medicina que detinha uma pós-graduação em Medicina Tropical e que tendo optado por seguir a carreira hospitalar e sendo forçado a fixar-se em Portugal a partir de 1976, sempre procurava regressar a África através de missões de estudo, docência e equipas de combate a epidemias.

Fez carreira no Hospital Egas Moniz, nos Cuidados Intensivos e como docente e orientador direto de internos da Faculdade de Ciências Médicas a que juntou, entre 1980 e 1988, a responsabilidade junto da Direção Geral dos Hospitais da coordenação da cooperação com os novos estados africanos de língua oficial portuguesa. Etapa marcante do seu percurso  profissional nasceu em 1983, com o acompanhamento e estudo clínico de vários doentes provenientes da República da Guiné-Bissau, com quadros clínicos de diarreia crónica, o que culminou em 1986 com o isolamento do segundo retrovírus humano da Sida, o LAVII (ou HIV2). No final de 1987, passou a integrar o então designado Grupo de Trabalho da Sida e fez dezenas de palestras pelo país, sendo que esse Grupo de Trabalho depois constituído em Comissão Nacional de Luta Contra a Sida lançou em 1992 o Prémio Dr. José Luís Champalimaud, para galardoar trabalhos científicos nesta área.

Freguesia das Avenidas Novas

Freguesia das Avenidas Novas

3 thoughts on “O largo do médico português que identificou o HIV2

  1. Pingback: Professores na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.