A Rua da jornalista Helena de Aragão

A jornalista Helena de Aragão dá o seu nome à que era a Rua 18 do Bairro de Santa Cruz de Benfica, desde a publicação do Edital 10/04/1969, com a legenda «Escritora e Jornalista – 1880-1961».

Aliás, este mesmo Edital atribuiu os topónimos do Bairro de Santa Cruz de Benfica correspondendo assim a edilidade a uma solicitação da Junta de Freguesia de Benfica e, dos outros 16 para além da Rua Helena Aragão, foram incluídos mais 7 jornalistas e escritores: Alfredo Pimenta, Artur Portela, Dr. Cunha Seixas, Eduardo Schwalbach, Irene Lisboa, Jaime Brasil e Moreira de Almeida.  A atribuição do nome de Helena Aragão foi pedido por carta pela filha Maria Adelaide Aragão.

De seu nome completo Helena Augusta Teixeira de Aragão Breia (Lisboa/16.07.1880 – 20.02.1961/Lisboa),  também usou o pseudónimo de Agarena de Leão e distingui-se sobretudo como diretora da revista Modas e Bordados desde o ano de 1925.

Helena de Aragão também fundou e dirigiu as revistas Eva e Fémina, assim como a partir de 1933 foi redatora de O Mundo, para além de ter colaborado em vários outros jornais e revistas como o Século da Noite, O Primeiro de Janeiro ou a Ilustração Portuguesa e, foi ainda tradutora da Agência Portuguesa de Revistas.

Em termos literário cultivou a poesia, a ficção e a literatura infantil, sendo de destacar os contos Sombras e Claridades, o romance A Filha do Menino ou a obra infantil Travessuras.

Rua Helena de Aragão

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s