A Rua da afamada Praia de Pedrouços

Freguesia de Belém

Freguesia de Belém

A Rua da Praia de Pedrouços, que liga a Rua da Praia do Bom Sucesso à Rua de Pedrouços, foi um topónimo fixado na memória ribeirinha de Lisboa em data que se desconhece.

Sabe-se que nos finais do século XIX e princípios do século XX tiveram o seu apogeu as praias de Pedrouços, da Torre de Belém e da Cruz da Pedra, na zona ribeirinha do Tejo. O areal do limite sul do sítio de Pedrouços era o seu grande motivo de fama na 2ª metade do século XIX, já que depois de Belém era a praia dos arrabaldes de Lisboa mais procurada pela aristocracia, pela alta burguesia e até pela intelectualidade da época. Existem referências para o ano de 1873 da presença nesta praia da Viscondessa de Algés, do Conde de Casal Ribeiro, de Fortunato Chamiço e de Eça de Queirós, com as suas famílias.

Nesta rua foi fundada em 1898 a Academia Dramática Familiar e, no nº 97 faleceu José Agostinho de Macedo (1761 – 1831), pregador e polemista panfletário.

Lisboa exibe ainda mais 4 arruamentos evocativos das suas praias fluviais, a saber, o Boqueirão da Praia da Galé ( Santa Maria Maior ), as Escadinhas da Praia (Estrela), a Rua da Praia do Bom Sucesso (Belém) e, a Travessa da Praia (Alcântara).

Freguesia de Belém

Freguesia de Belém

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s