A Rua Carlos Mayer no Pote de Água

Freguesia de Alvalade (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Alvalade
(Foto: Sérgio Dias)

O alfacinha Carlos Mayer era um dos elementos dos Vencidos da Vida e por isso ligado a Ramalho Ortigão, que pelo Edital municipal de 26/05/1956 passou a dar o seu nome à Rua 29 do Sítio de Alvalade, local que antes de ser urbanizado era conhecido como Pote de Água, designação aliás ainda mantida na toponímia local num Largo e numa Travessa.

Esta sugestão resultou da análise do artigo «A Consagração lapidar nas ruas de Lisboa através dos registos toponímicos» (de 14/11/1955) do Diário de Lisboa na reunião de 21/12/1955 da Comissão Municipal de Toponímia que assim deu parecer favorável à atribuição dos nomes de Carlos Mayer, Oliveira Martins, Moura Girão, Rodrigues Vieira, Henrique Pinto, bem como dos pintores do Grupo do Leão, António Ramalho, Cipriano Martins, João Vaz e Ribeiro Cristino.

Carlos Félix de Lima Mayer (Lisboa/11.02.1846 – 28.02.1910/Lisboa), filho de Adolfo de Lima Mayer e de Maria Amália Rosalina Pereira Guimarães, foi um médico, empresário e intelectual que pertenceu ao grupo Vencidos da Vida. Cursou Matemática e Filosofia em Coimbra, onde conheceu Antero de Quental, e depois seguiu Medicina, na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, assim como na Bélgica e em França. Mais tarde, trocou a clínica que exerceu em Lisboa durante pouco tempo pela gestão de empresas em Moçambique, Angola, Açores, Beiras e Algarve, tendo-se suicidado em 1910, após completar 64 anos, na sua casa da Rua das Janelas Verdes.

A sua neta, Maria Ulrich, filha de Veva de Lima (Genoveva Lima Mayer), está também presente na toponímia de Lisboa, através da Rua Maria Ulrich, localizada nas proximidades da Casa Veva de Lima.

Freguesia de Alvalade

Freguesia de Alvalade

Anúncios

One thought on “A Rua Carlos Mayer no Pote de Água

  1. Pingback: A Rua de Francisco Lourenço da Fonseca que enriqueceu no Brasil e foi vereador lisboeta | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s