Inauguração da Rua Prof. Oliveira Marques e da Rua Profª Teresa Ambrósio na Cidade Universitária

Amanhã, dia 7 de junho,  às 12:00 horas, a Srª Vereadora da Cultura e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia, Catarina Vaz Pinto, procederá à inauguração sequencial de dois novos arruamentos na Cidade Universitária, na Freguesia de Alvalade: a Rua Prof. Oliveira Marques e a Rua Profª Teresa Ambrósio, ambos docentes catedráticos ligados à Universidade Nova de Lisboa.

O ponto de encontro será na Rua Prof. Oliveira Marques, entre a Faculdade de Letras e a Torre do Tombo.

O Prof. Oliveira Marques, inserido na toponímia lisboeta com a legenda «Historiador/1933 – 2007», é o especialista da História Medieval portuguesa, pioneiro na sua vertente económica e social, bem como da História Contemporânea da I República de um ponto de vista estruturalista, tendo publicado fontes, monografias e sínteses gerais. Introduziu em Portugal como temas históricos a vida quotidiana, a urbanização medieval, as técnicas, o clima ou a Maçonaria Portuguesa, para além de ter adaptado ao caso português os conceitos de Feudalismo e de Fascismo. A. H. de Oliveira Marques foi também o primeiro diretor da Biblioteca Nacional após o 25 de Abril de 1974 e como docente trabalhou de 1957 até 1962 na Faculdade de Letras de Lisboa, de 1965 a 1970 nas Universidades americanas de Auburn, Flórida, Columbia, Minnesota, Chicago e, a partir de 1976 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, nos departamentos de História, Estudos Alemães, Ciência Política e Relações Internacionais, tendo ainda sido o primeiro presidente da Comissão Instaladora da Faculdade e fundado o Centro de Estudos Históricos.

A Profª Teresa Ambrósio, incluída na toponímia lisboeta com a legenda «Pedagoga e Política/1937 – 2006» é a primeira e única mulher que presidiu ao Conselho Nacional de Educação, tendo desde a juventude dedicado a sua vida às causas da Democracia  e da Educação, assim como à elevação do papel da mulher nos campos da cultura, da educação e da política. Do seu vasto percurso de vida como investigadora, planificadora ou política, destaque-se o trabalho nos serviços de Planeamento do Ministério da Educação ; na criação da Universidade Nova de Lisboa, na direção do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, como docente  e responsável pelo Núcleo de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Nova e ainda como fundadora da Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento; como docente da Universidade François Rabelais e membro do Conselho Científico da Universidade Europeia de Formação; bem como fundadora da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, e ainda, enquanto membro do Partido Socialista, nas funções políticas de vereadora na Câmara Municipal de Lisboa (1974-1976), deputada na Assembleia Municipal de Lisboa (1977-1979) e deputada na Assembleia da República (1976 – 1983).

Anúncios

2 thoughts on “Inauguração da Rua Prof. Oliveira Marques e da Rua Profª Teresa Ambrósio na Cidade Universitária

  1. Pingback: A Rua do Prof. Dias Amado que reanima a Liga Portuguesa dos Direitos do Homem | Toponímia de Lisboa

  2. Pingback: Pena de Morte e Direitos Humanos na Toponímia de Lisboa | Toponímia de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s